sexta-feira, 7 de agosto de 2015

NO FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE SP, “VIVA A MÚSICA" VENCE O PRÊMIO DE COPRODUÇÃO.




*** “Trago Comigo”, de Tata Amaral, conquistou o Prêmio do Público


*** mexicano “400 Malas” foi melhor curta da Mostra de Escolas Ciba-Cilect


Em cerimônia realizada na última quarta-feira, 5/08, na Tenda Petrobras para o Cinema Latino-Americano, instalada no Memorial da América Latina, foram anunciados os vencedores do 10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

O Prêmio de Coprodução foi para “Viva a Música” (Colômbia/México) – ‘imagem acima’, dirigido por Carlos Moreno. Selecionado para os festivais de Sundance e Guadalajara deste ano, o longa-metragem inédito no Brasil acompanha o mergulho de uma jovem pela música e pela dança das ruas da cidade de Cáli, na Colômbia. Sem se importar com as consequências, ela está disposta a provar tudo de excitante que a cidade tem a oferecer, incluindo drogas e sexo.

O brasileiro “Trago Comigo”, de Tata Amaral, conquistou o Prêmio do Público. Na obra, que teve première mundial no evento, Carlos Alberto Ricelli vive um diretor de teatro com bloqueios de memória sobre sua prisão na época da ditadura civil-militar, nos anos 1970 no Brasil. Ele decide montar uma peça e, com fiapos de memória, vai improvisando o texto com seu jovem elenco até mergulhar na sua própria história e revelar aquilo que de tão doloroso, preferiu esquecer.

Já o júri da Mostra Escolas de Cinema Cina-Cilect, formado pelos cineastas Cristiano Burlan, Carla Gallo e Caru Alves de Souza, outorgou o prêmio de melhor título da competição para o mexicano “400 Malas”. Dirigido por Fernanda Valadez e produzido pelo Centro de Capacitación Cinematográfica, o curta-metragem focaliza a jornada de uma mãe para encontrar seu filho desaparecido no caminho da fronteira dos Estados Unidos, em violento território.

Na cerimônia foram ainda homenageados e receberam o Troféu Fundação Memorial da América Latina o DJ Tutu Moraes e os cineastas Lírio Ferreira e Hector Babenco. Este último, fora do país, foi representado pelo produtor Francisco Ramalho Júnior.

Uma realização da Fundação Memorial da América Latina, da Secretaria de Estado da Cultura, e da Associação do Audiovisual, o 10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo teve patrocínio da Petrobras e da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico de São Paulo. A programação exibiu um total 111 títulos, representando 17 países da América Latina e do Caribe. As projeções aconteceram no Memorial da América Latina (Tenda Petrobras para o Cinema Latino-Americano), Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto e Sala Paulo Emílio), Cinusp Maria Antonia, Cinusp Paulo Emílio, Reserva Cultural, Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca e Cinemateca Brasileira.

Foi destaque ainda o Seminário Internacional “Caminhos do Audiovisual Latino-Americano no Século 21”, que reuniu especialistas internacionais em cinco mesas: A Produção Audiovisual Latino-Americana na era Digital e Conectada. Possibilidades e Tendências; Escolas de Cinema e Audiovisual no Contexto Social, cultural e Profissional; A Web e o Audiovisual Latino-Americano. Produção e Distribuição na Rede; Novas Modalidades Temáticas, Dramatúrgicas e Estéticas; e Coprodução Internacional.

A curadoria do 10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo foi assinada por João Batista de Andrade, Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho. Iniciativa do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento contou com correalização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Spcine e Sesc São Paulo, e apoio cultural da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo e do Cinusp.


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Eliz Ferreira e Valéria Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário