quinta-feira, 20 de agosto de 2015

DIRETOR GANHA DOIS PRÊMIOS NO FESTIVAL DE GRAMADO COM CURTA BASEADO EM MÚSICAS DE ADONIRAN BARBOSA.




O diretor de cena Pedro Serrano comemora os dois prêmios que seu filme de curta-metragem Dá Licença de Contar ganhou na 43ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que terminou no último sábado (15) na cidade gaúcha. A produção levou o Troféu Cidade de Gramado de Melhor Curta-Metragem, que é o prêmio da crítica, e o Prêmio Canal Brasil de Curtas, como Melhor Curta-Metragem. Agora, Serrano trabalha para transformar o roteiro do filme, baseado nas músicas de Adoniran Barbosa, em um longa-metragem, que terá co-produção da Pink Flamingo e da Latina Estúdio.

De acordo com Serrano, o roteiro do longa já está pronto e a negociação com os distribuidores se aceleraram após os excelentes resultados no Festival de Gramado. “As músicas do Adoniran sempre foram narrativas muito visuais para mim, nas quais ele construiu enredos e personagens muito fortes, que fazem parte do imaginário da maioria dos brasileiros. Foi um prazer juntar as peças desse quebra-cabeças.”, afirma. Além de diretor, Serrano também será de co-roteirista do longa-metragem, que deve ser rodado ainda em 2016.

Serrano é um diretor da nova geração, com capacidade de oferecer diversas soluções para os roteiros, sempre procurando valorizar a criatividade e o olhar apurado. Graduado na Escola Superior de Propaganda e Marketing, especializou-se em direção de atores em Cuba, no método Stanislavsky, e em São Paulo, no método Meisner. Dirigiu mais de 150 filmes publicitários para grandes agências. Para o cinema, além de Dá Licença de Contar, o diretor lançou, em 2012, o documentário "Luto em Luta", do qual foi diretor, roteirista e produtor.

O premiado Dá Licença de Contar é um curta-metragem de ficção baseado nas músicas de Adoniran Barbosa. Episódios célebres das canções do compositor paulista se cruzam em um só roteiro, dando vida a personagens que se tornaram conhecidos por meio das canções do compositor, como Joca, Mato Grosso, Iracema e Arnesto, além da figura do próprio Adoniran, interpretada por Paulo Miklos. A produção também tem no elenco os atores Gero Camilo e Gustavo Machado, o elenco já foi confirmado para o longa-metragem. No filme, algumas músicas de Adoniran são cantadas por Miklos em cena, outras foram gravadas por Ney Matogrosso. Há ainda versões instrumentais, que, com ritmo mais lento e carregadas nas cordas, dão ao filme bastante dramaticidade. A produção musical do curta é assinada por Lucas Mayer.


SINOPSE
Um Homem de Chapéu, gravata borboleta e bigode toma uma dose num boteco enquanto conta a um jovem garçom as divertidas histórias de sua juventude naquele mesmo local. Relembra da maloca em que vivia, ali mesmo, acompanhado de mais dois amigos: Joca e Mato Grosso. O primeiro deles um mulherengo nato e o segundo um bêbado emigrante do Estado que lhe dava nome. Seus "causos" descrevem as rodas de samba das quais participavam, a paixão de Mato Grosso por Iracema, um samba ao qual foram convidados, mas que ao comparecerem não havia ninguém e, por fim, o mais significativo e triste dos episódios: a demolição da maloca em que viviam.


FICHA TÉCNICA

Título: Da Licença de Contar

Direção e roteiro: Pedro Serrano

Produção executiva: Fernanda Wai e Pedro Serrano

Produção: Dias de Souza, Pedro Serrano, Toninho Gomes, Vanessa Galvão

Direção de Fotografia: Aldo Imperatrice

Direção de Arte: Rita Paste

Montagem: Christian Grinstein

Produção Musical: Lucas Mayer

Desenho de Som: Niper Boaventura

Som Direto: Kiko Tchilian

Colorista: Marcio Pasqualino

Figurino: Ana Paula Lima

Maquiagem: Lucia Melo

Produção de Elenco: Marina Stacciarini e Pedro Serrano

Assistentes de Direção: Elis Seta, Sophia Tess, Ruy Prado

Co-produção: Latitude Filmes e Latina Estúdio

Produção executiva Lattitude Filmes: Fernando Patah e Kiko Bresser

Produção executiva Latina Estúdio: Cássio Pardini e Cao Quintas


Trailer



Fonte: Agência Casa do Bom Conteúdo, através de Fernanda Gaban, Gil Dias e Marcelo Affini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário