domingo, 23 de agosto de 2015

Cinedhebate Direitos Humanos- Direitos humanos à luz da obra de Milcho Manchevski.




A Liga dos Direitos Humanos da Faculdade de Educação da UFRGS promove de agosto a novembro, em parceria com a Sala Redenção – Cinema Universitário, o CineDHebate Especial: Direitos Humanos à luz da obra de Milcho Manchevski. O renomado cineasta imprime ao longo de suas obras uma impressionante percepção sobre muitos dos principais temas que perpassam os desafios, os limites e os paradoxos que revelam a condição humana em toda a sua plenitude e vulnerabilidade.

Milcho Manchevski é diretor, roteirista, fotógrafo e artista nascido em Skopje, Macedônia. Escritor e diretor de longas, curtas-metragens, a série para televisão The Wire, filmes experimentais e dezenas de videoclipes. Autor das exposições de fotografias Rua, e Cinco gotas de sonho, e livros que acompanham as exposições. Escreveu O fantasma de minha mãe, e Verdade e Ficção: Notas sobre a fé excepcional na arte. Criou o grupo de arte performática 1AM. Todos os seus filmes ganharam prêmios internacionais, com exibições em centenas de festivais e distribuição em cerca de 50 países. Seu trabalho integra o currículo de várias universidades e foi tema de duas conferências acadêmicas, em Firenze e Leipzig. Lecionou em várias universidades, cinematecas, museus e institutos de arte. É Doutor Honoris Causa na Gerasimov Institute of Cinematography/VGIK em Moscou, Russia. Manchevski foi agraciado com o Prêmio Madre Teresa para trabalho humanitário (2002) e Embaixador da Cultura da República da Macedônia (2007). Atualmente, coordena o Departamento de Direção no Programa de Pós-Graduação em Cinema na Tisch School of the Arts/New York.

Direito Humanos à luz de Milcho Manchevski exibirá quatro longa do diretor. Em 26 de agosto, Antes da Chuva (1994); em 23 de setembro, Poeira, 2001; em 21 de outubro, Sombras, (2007); e em 25 de Novembro, Mães (2010). Após cada sessão haverá debate com a mediação de Nykolas Friedrich Correia Motta - Doutorando em Filosofia/UFRGS, coordenador do Cinedhebate e integrante da Liga dos Direitos Humanos/UFRGS – e convidados.

A Giancarla Brunetto, coordenadora da Liga dos Direitos Humanos.


Antes da Chuva “imagem acima” (Before the rain, Macedônia/França/Reino Unido, 113min) Dir. Milcho Manchevski

26 de agosto- quarta-feira – 19h

Uma Macedônia dilacerada pela guerra é o pano de fundo para três narrativas:

Palavras, na qual um monge se apaixona por uma garota refugiada durante a guerra da Bósnia. Rostos, em que uma fotógrafa se vê dividida entre o marido e o amante. Imagens, que mostra o retorno do premiado fotógrafo Aleksander à sua nativa Macedônia, e tenta ignorar as divisões entre ortodoxos e albaneses locais. A circularidade da violência é vista em uma história que circula sobre si.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário