quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Festival Novas Frequências traz com exclusividade ao país dupla de mexicanas que criam sons a partir de bactérias.




Interspecifics Collective apresenta o projeto No-Human Rhythms (MX), em que estuda bactérias, algas, musgos e outros organismos pouco complexos para a criação de música a partir das vibrações de cada um; dupla liderará ainda uma residência artística para a análise microbiana de diferentes praias do Rio de Janeiro


O Festival Novas Frequências, principal evento internacional de música experimental e exploratória da América do Sul, que acontece entre os dias 1 e 8 de dezembro no Rio de Janeiro, chega à sua 5ª edição trazendo o que há de mais exclusivo e vanguarda no mundo com relação à música como arte contemporânea, com uma programação que inclui 42 artistas de 12 países diferentes. Entre eles está à dupla mexicana Interspecifics Collective, que apresenta o projeto No-Human Rhythms (MX), em que se cria música a partir do estudo de bactérias, algas, musgos e outras organismos pouco complexos.

A dupla é formada por Leslie Garcia e Paloma Lopez, e ambas fazem experimentos buscando a intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Para o projeto, os estudos baseiam-se nas frequências, vibrações e manifestações físicas dos organismos, com o intuito de entender os padrões contidos em cada um deles. A partir disso, elas iniciam um processo de musicalização por meio de “sonificação”, ou seja, estabelecem padrões sonoros de ondas que se relacionam com os padrões das vibrações elétricas. A tradução em som se dá principalmente pelo uso de um Arduino, ou seja, uma plataforma física de computação que capta dados de sensores, como temperatura e iluminação.

O resultado não é exatamente música tradicional, com melodia e harmonia, letras e refrão, mas uma nuvem de ruídos, frequências combinadas e sobrepostas; uma verdadeira experiência sonora. E o desafio, para Leslie, é exatamente o de criar uma sinfonia a partir desses ruídos, dialogando com os próprios organismos, como se fossem parte de sua orquestra, experimentando como eles reagem a estímulos táteis, sonoros, luminosos, enfim, estímulos sensoriais, e tornando-os praticamente instrumentos.

Para a apresentação, inédita no Brasil, que acontecerá no dia 5 de dezembro, às 16h, na Casa Rio (Rua São João Batista, 105 – Botafogo), a dupla apresentará os resultados de uma residência artística com a participação de até 10 músicos e artistas locais. Durante quatro dias serão coletados água e sedimentos de diferentes praias do Rio de Janeiro, e cada participante experimentará a criação de sons a partir desse estudo, e os diferentes ritmos obtidos.

O Novas Frequências é fruto da parceria entre os produtores culturais Chico Dub e Tathiana Lopes, e surgiu em 2011 sempre à procura de artistas que rompem com fronteiras pré­estabelecidas em busca de novas linguagens sonoras. Considerado o Melhor Festival do Rio de acordo com o Prêmio Noite Rio 2013, o festival conta com shows, performances, festa, palestras, discussões, oficinas, e, pela primeira vez, uma mostra de filmes, uma exposição de arte e um hacklab.


Performance: Interspecifics Collective apresenta: Non-Human Rhythms (MX) @ Casa Rio

Sábado, 5 de dezembro, às 16h

Endereço: Rua São João Batista, 105 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

Capacidade: 60 lugares

Ingresso: gratuito

Acesso para deficientes: sim

Estacionamento: não

Classificação: livre

Tel.: (21) 3593-7294


Fonte: Agência Lema, através de Diene, Leandro Matulja, Letícia Zioni e Larissa Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário