sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Festival Novas Frequências estreia mostra de cinema em dezembro.




Maior festival de música experimental da América do Sul traz pela primeira vez à programação mostra de cinema com seis filmes que discutem a criação exploratória da arte sonora e as suas relações com outras artes


O Festival Novas Frequências, principal evento internacional de música experimental e exploratória da América do Sul, que acontece entre 1º a 08 de dezembro no Rio de Janeiro, chega à sua 5ª edição com uma programação que inclui, pela primeira vez, uma mostra de cinema. O local para exibição dos filmes será o estúdio Audio Rebel, em Botafogo, todos os dias às 16h, e a programação conta com seis longas-metragens independentes, lançados recentemente e que têm como tema a arte sonora. A maioria ganha sua primeira exibição no Brasil por meio do festival.

Entre os filmes, destaque para “Um Ouvido por um Olho”, de 2015, série especial desenvolvida para a NetRadio austríaca Kunstradio, uma das mais prestigiadas do mundo, dirigida pela brasileira Lilian Zaremba, que questiona as relações entre as impressões visuais e sonoras, e convida artistas de diferentes mídias para criarem exercícios do que seria uma “rádio visual”, ou seja, demonstrarem as experiências visuais de um som, já que é possível, por exemplo, identificar um grito mudo pela expressão da imagem. Neste sentido, a obra apresenta trabalhos de Lenora de Barros, Vivian Caccuri, Alex Hamburguer, Julio de Paula, Cadu Tenório, Marco Scarassatti, DEDO, Thelmo Cristovam e da própria Lilian. Este filme será o primeiro a ser exibido na mostra, no dia 1º, terça-feira, às 16h.

Outro destaque é o “Brazil 84”, parte da série “The Movement of People”, de 2014, do artista americano multidisciplinar Phill Niblock, com imagens em 16 mm que trazem longos takes sem edição de pessoas em seus ambientes de trabalho, rurais e urbanos. Os movimentos dos personagens mais se parecem com uma coreografia por conta da relação com a música de Niblock. O filme será exibido no dia 04, sexta, às 16h.

Outros filmes são: “Phantom Nebula” (Japão, 2014), de Makino Takashi; “Learning to Listen” (Reino Unido, 2014), de Dan Linn-Pearl, Marianna Roe & Andi Spowart; “What We Leave Behind – Jean-Luc Godard Archives” (França, 2015), de Soundwalk Collective; e “Taking the dog for a walk” (Luxemburgo e Reino Unido, 2014), de Antoine Prum.

O festival Novas Frequências é fruto da parceria entre os produtores culturais Chico Dub e Tathiana Lopes, e surgiu em 2011 sempre à procura de artistas que rompem com fronteiras pré­estabelecidas em busca de novas linguagens sonoras. Considerado o Melhor Festival do Rio de acordo com o Prêmio Noite Rio 2013, o festival só realiza apresentações inéditas no país. No caso dos artistas nacionais, a curadoria prima por apresentações que nunca ocorreram antes no Rio – seja trazendo artistas de outros estados que ainda não tocaram na cidade ou propondo performances comissionadas de artistas residentes. Além da mostra, o festival conta com shows, performances resultantes de residências artísticas, festa, palestras, discussões, oficinas e, também estreante, exposição de arte e hacklab. Programação completa do festival: www.novasfrequencias.com


Mostra de Cinema – Festival Novas Frequências @ Audio Rebel

De 1º a 08 de dezembro, às 16h

R. Visconde de Silva, 55 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

Capacidade: 90 lugares

Acesso para deficientes: sim

Estacionamento: não

Classificação: livre

Entrada: R$ 10,00; a venda somente no local

Tel.: (21) 3435-2692


Fonte: Agência Lema, através de Leandro Matulja, Letícia Zioni e Larissa Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário