quarta-feira, 18 de novembro de 2015

SALA DE CINEMA REDENÇÃO APRESENTA KBELA: UMA EXPERIÊNCIA AUDIOVISUAL SOBRE SER MULHER E TORNAR-SE NEGRA.




Equipe formada em sua maioria por mulheres negras usou a internet para convocar elenco e recolher fundos que viabilizaram a gravação do curta-metragem sobre experiência de assumir cabelos crespos.

Na sexta-feira, dia 27 de novembro, às 19h acontece na Sala Redenção – Cinema Universitário – sessão especial do filme KBELA (23’, 2015), seguida de debate. Após a exibição do filme, participarão do debate Monique Rocco, diretora de produção de KBELA, Profª Drª Celina Nunes de Alcântara, coordenadora do curso de Teatro do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e Winnie Bueno, estudante de Direito da UFPel e militante do coletivo Juntos Negras e Negros. A entrada é franca.

KBELA é um curta-metragem experimental realizado de forma colaborativa por mulheres negras sobre mulheres negras. Seja através do cinema ou através dos cabelos, essas mulheres tem em comum a busca por novas possibilidades para narrar suas histórias em diferentes campos onde machismo e racismo são obstáculos a serem superados. Depois de quase três anos de produção, incluindo a refilmagem de todo o material após um assalto, o vídeo experimental estreou no Cine Odeon - Centro Cultural Severiano Ribeiro, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, tendo batido recorde de vendas. Os 550 lugares foram vendidos em apenas cinco dias, o que levou a produção do cinema ao convite para mais um final de semana de exibição.

O processo de produção do filme é baseado nas redes de afeto e da internet - o elenco foi convocado nas redes sociais para garantir a diversidade de personagens que também colaboraram com suas histórias pessoais para o curta. Uma vaquinha online contou com a colaboração de 117 pessoas e arrecadou R$ 5.000 para custear as gravações do filme.

Yasmin Thayná assina roteiro e direção do filme, uma adaptação livre de seu conto Mc K-bela, publicado na coletânea Flupp Pensa - 43 novos autores (Réptil/ Aeroplano, 2012). Construída a partir de memórias afetivas, a história narra a relação da autora com seu cabelo, desde as dolorosas sessões de alisamento químico com sua avó, até o reconhecimento de sua ancestralidade nas raízes do cabelo natural, passando por situações limite de opressão e pelo reconhecimento de importantes círculos de acolhimento. Em 2013, o mesmo conto foi transposto para o teatro em uma cena curta criada especialmente para o primeiro Home Theatre - Festival Internacional de Cenas em Casa.


EXIBIÇÃO DO FILME KBELA NA SALA REDENÇÃO – SESSÃO + DEBATE

27 de novembro, sexta-feira, 19h

Sala Redenção – Cinema Universitário (Av. Luis Englert, s/n. Campus Central da UFRGS)

220 lugares, entrada franca

Após sessão, debate com Monique Rocco, diretora de produção de KBELA, Profª Drª Celina Nunes de Alcântara, coordenadora do curso de Teatro do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e Winnie Bueno, estudante de Direito da UFPel e militante do coletivo Juntos Negras e Negros.


Fonte: Gabriela Marluce e Iliriana Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário