domingo, 22 de novembro de 2015

Sessões Especiais Comentadas, na Sala Redenção – Cinema Universitário.


Fonte: www.google.com.br/imagens


O Último Poema ‘imagem acima’ (BR, 2015, 74min) Dir. Mirela Kruel

26 de novembro- quinta-feira – 19h

27 de novembro – sexta-feira – 16h

Helena Maria Balbinot, professora do interior do Rio Grande do Sul, se correspondeu durante 24 anos com Carlos Drummond de Andrade, poeta modernista brasileiro. O filme revela parte desta rica correspondência. Em cenas poéticas e de extrema beleza, esta amizade é reinventada, ressignificada, tecendo no imaginário do espectador o encontro entre o universo particular de Helena Maria e a poesia de Drummond.

Após a sessão do dia 26 de novembro, debate com Mirela Kruel, diretora do filme.


KBELA - O Filme

Inédito em Porto Alegre, KBELA é uma experiência audiovisual, realizada de forma colaborativa, sobre ser mulher e tornar-se negra. Adaptação do conto Mc K-bela, da própria diretora Yasmin Thayná, o curta-metragem de gênero experimental se ramifica em diferentes linguagens artísticas, como literatura e teatro.

Representatividade, empoderamento, autoestima e resistência são disputas em que o KBELA se insere, em que o desafio é garantir alguma visibilidade que possa interferir, e quem sabe, alterar efetivamente a realidade. Seja através do cinema ou através dos cabelos, essas mulheres têm em comum a busca por novas possibilidades para narrar suas histórias em diferentes campos onde preconceitos de gênero e de raça são obstáculos a serem superados.

KBELA (BR, 2015, 23 min) Dir. Yasmin Thayná

27 de novembro – sexta-feira – 19h

Construída a partir de memórias afetivas, a história narra a relação de uma mulher negra com seu cabelo, desde as dolorosas sessões de alisamento químico com sua avó, até o reconhecimento de sua ancestralidade nas raízes do cabelo natural, passando por situações limite de opressão e pelo reconhecimento de importantes círculos de acolhimento.

Após a sessão, ocorrerá o debate com a Profª Drª Celina Nunes de Alcântara, coordenadora do curso de Teatro da UFRGS, Kassiele Nascimento, coordenadora geral do DACOM e integrante da Coordenadoria de Negras e Negros do DCE da UFRGS e Monique Rocco, diretora de produção do filme.


Filme sobre um Bom Fim

Bairro tradicional de Porto Alegre, o Bom Fim foi o verdadeiro reduto de um movimento jovem espontâneo que ocorreu na capital gaúcha no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Em meio a uma cena efervescente, circulavam artistas, lideranças estudantis, entre outros frequentadores que acabaram protagonizando ou mesmo apenas testemunhando a transformação sociocultural que de fato ganhou as ruas. Filme Sobre um Bom Fim, documentário de longa-metragem dirigido por Boca Migotto, busca capturar a essência deste período de ideias, ações e criação.

Filme Sobre um Bom Fim é estruturado com base em entrevistas a pessoas que viveram os anos dourados do Bom Fim, entre eles algumas figuras célebres nacionalmente, como os cineastas Jorge Furtado e Otto Guerra, os músicos Nei Lisboa e Wander Wildner, os atores Marcos Breda e Werner Schünemann, ou muito conhecidas regionalmente, como Antônio Calheiros, o Toninho do Escaler – este um dos bares mais famosos da época, e Eduardo Bueno, o Peninha, jornalista e escritor.

Produção da Epifania Filmes, futuramente distribuída pela paulista-carioca Boulevard Filmes, Filme Sobre um Bom Fim promove um resgate, utilizando, sobretudo, a memória afetiva de quem andava pelo Bom Fim, do pessoal que discutia política seriamente entre uma cerveja e outra; dos cineastas que por lá exibiram seus primeiros filmes, feitos com boa dose de camaradagem e improviso; dos artistas de teatro que experimentavam linguagens sem receio da vanguarda; dos músicos hoje consagrados, que relembram os primeiros shows para plateias pequenas, porém entusiasmadas; e dos frequentadores que viam o bairro como ponto de encontro obrigatório.

No Bom Fim surgiu o rock gaúcho, o cinema urbano, houve experimentações na televisão e nas artes dramáticas, num tempo em que, coincidência ou não, cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, abrigavam movimentações e expressões semelhantes. Filme Sobre um Bom Fim revive os momentos áureos desse epicentro de uma transição que deu voz e vez a juventude de então, inflamada de conceitos e opiniões, com muita vontade de dizer a que veio.

Filme Sobre um Bom Fim (BR, 2015, 88min) Dir. Boca Migotto

24 de novembro- terça-feira – 19h

25 de novembro- quarta-feira – 16h

26 de novembro- quinta-feira – 16h

Bairro tradicional de Porto Alegre, o Bom Fim foi o verdadeiro reduto de um movimento jovem espontâneo que ocorreu na capital gaúcha no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Em meio a uma cena efervescente, circulavam artistas, lideranças estudantis, entre outros frequentadores que acabaram protagonizando ou mesmo apenas testemunhando a transformação sociocultural que de fato ganhou as ruas.


Fonte: Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário