quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Sexta edição do Cineclube Curta Cinema debate o futuro do formato no Brasil.




PATROCINADO POR OI, PETROBRAS, GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – LEI DE INCENTIVO, O ENCONTRO GRATUITO MARCA OS 25 ANOS DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DO RIO DE JANEIRO


A próxima edição do Cineclube Curta Cinema, no dia 26 de novembro, coloca o curta-metragem em discussão. Consagrado não só como formato de exibição, mas também como uma plataforma de experimentação do cineasta, o curta é uma extensão da experiência cinematográfica. Com o tema “Janelas para o curta” o cineclube vai discutir o formato que cresceu no Brasil a partir dos anos 70 e foi perdendo recursos para incentivar sua produção. Antes do debate, serão exibidas obras premiadas no 25º Festival Curta Cinema, que em novembro exibiu mais de 300 produções gratuitamente pela cidade. Organizado em parceria com a ABD-RJ – Audiovisual Independente, o Fórum Audiovisual do Rio de Janeiro, a ABD Nacional e o Congresso Brasileiro de Cinema o debate contará com Pola Ribeiro – Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura; Roberto Lima, diretor da Ancine – Agência Nacional de Cinema; Mariana Ribas – diretora-presidente da RioFilme; Lia Bahia – Coordenadora Geral de Desenvolvimento do Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e pelo advogado Petrus Barretto.

A primeira obra apresentada é Shipwreck, que venceu o prêmio de Melhor Direção Internacional, e mostra a história de um navio que naufragou com mais de 300 imigrantes africanos no Mar Mediterrâneo. Em seguida, o frentista Marcos conhece o lado assombrado de um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro, em Copa Auto Park, que rendeu para o cineasta João Atala o prêmio de Melhor Direção na Competição Nacional. Já À Distância, do alemão Florian Grolig, traz o ponto de vista de um homem que sente a aproximação de uma guerra: seria dele ou da cidade? A animação ganhou o Gtande Prêmio na Competição Internacional. O último curta da noite é o Sem você a vida é uma aventura, vencedor do Grande Prêmio da Competição Nacional. No curta, Amanda aproveita a saída de sua patroa para ter a liberdade que sempre sonhou.

“O curta-metragem é um formato de experimentação audiovisual fundamental para o amadurecimento de jovens profissionais e para a inovação da linguagem cinematográfica. Apesar de sua desvalorização frente a outros formatos em termos de incentivo para a produção e reconhecimento no mercado, a produção nacional de curtas tem alcançado destaque nos principais festivais internacionais de cinema. No entanto, tendo seu estímulo cada vez mais reduzido, programas e plataformas de apoio à produção de curtas têm se tornado ainda mais escassos, diminuindo também potenciais janelas de difusão do formato. É importante que debatamos o assunto e consigamos estabelecer uma ponte entre os diversos atores que representam papéis fundamentais na trajetória do curta-metragem, para que juntos possamos discutir soluções e alternativas que garantam a diversidade da produção audiovisual”, ressalta Ailton Franco Jr, diretor do Festival Curta Cinema.

O Cineclube Curta Cinema foi criado pelo Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro em parceria com o Oi Futuro Ipanema para comemorar seus 25 anos. Iniciado em junho deste ano, o Cineclube Curta Cinema apresenta mensalmente clássicos e novos filmes de curta-metragem nacional. A exibição dos filmes sempre é seguida de debate aberto ao público com os realizadores e artistas convidados. O Festival Curta Cinema 25 anos tem o patrocínio da Petrobras e da Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e copatrocínio da RioFilme.


Sobre o Curta Cinema

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta-metragem no país. A cada ano são exibidos cerca de 250 filmes dos mais diversos gêneros e nacionalidades. A programação consiste em mostras competitivas (nacional e internacional), panoramas regionais, programas temáticos e de gênero, além de focos especiais dedicados à produção de um país específico. Além da exibição de filmes, o festival desenvolve uma série de atividades paralelas com caráter informativo e educativo, como workshops, palestras, oficinas e debates.


Serviço:

Cineclube Curta Cinema – “Janelas para o Curta”

Data: 26 de novembro

Horário: 19h30m

Local: Oi Futuro em Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema, Rio de Janeiro

Tel: (21) 3131-9333

Entrada franca. Senhas serão distribuídas com 30 minutos de antecedência

Capacidade: 92 lugares

Classificação indicativa: 14 anos


Shipwreck, de Morgan Knibbe, 15 min, Holanda, 2104

Melhor direção da Competição Internacional 2015

Sinopse: Trezentos e sessenta refugiados eritreus se afogam na costa de Lampedusa. O caos domina o porto, enquanto centenas de caixões são carregados num navio militar.


Auto Copa Park, de João Atala, 25 min, RJ/Brasil, 2015

Melhor direção da Competição Nacional 2015

Sinopse: Durante a noite, em algum lugar em Copacabana, em meio a todos os prédios e a todas as pessoas, algo de sobrenatural acontece com Marcos.


À Distância / In the Distance, de Florian Grolig, 8 min, Alemanha, 2015

Grande Prêmio da Competição Internacional 2015

Sinopse: É calmo e é tranquilo acima das nuvens. Mas há guerra à vista e, noite a noite, o caos avança.


Sem você a vida é uma aventura, de Alice Andrade Drummond, 24 min, SP/Brasil, 2015

Grande Prêmio da Competição Nacional 2015

Sinopse: É sexta-feira. Amanda, uma jovem empregada doméstica dos arredores de São Paulo, planeja passar um final de semana com sua família na praia. Mas, quando sua patroa não retorna para casa a tempo de Amanda pegar o ônibus e todas as suas expectativas parecem frustradas, ela encontra um tipo de liberdade que nunca havia experimentado antes.


Fonte: Agência Febre, através de Ana Luiza Graça e Kátia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário