domingo, 8 de novembro de 2015

Crítica: DHEEPAN - O REFÚGIO, ‏através de Marcelo Castro Moraes.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Conhecido mundialmente pelo maravilhoso ‘Ferrugem e Osso’, o cineasta Jacques Audiard entra em cartaz esta semana com Dheepan: O Refúgio, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2015. O filme aborda o trajeto espinhoso que os imigrantes enfrentam num país desconhecido, também apresenta a difícil interação do trio central como uma família só nas aparências, a personagem Yalini, por exemplo, não sabe dominar o idioma local, isso entre outras coisas colocam eles em diversas situações inusitadas, gerando grandes atuações do trio de protagonistas.

Embora o filme entre num determinado momento em que faz parecer que ele esteja mudando para outro gênero, a mudança por sinal faz todo o sentido, pois o protagonista é um soldado treinado, saído de um inferno e usar os seus métodos militares para resolver um determinado problema sufocante e proteger as duas pessoas próximas a ele, acaba soando bem plausível. A abordagem da estética crua de Jacques Audiard nos entrega ótimos personagens, distintos uns dos outros, cujo cenário é pouco acolhedor do início ao fim. Esse cenário segue desde a zona de conflito no Sri Lanka até os arredores de uma Paris nenhuma vez vista em seus cartões postais, mas quem assistir ao filme irá reparar certa semelhança com outros lugares do mundo, onde a violência se encontra a espreita.

Forte em sua mensagem do início ao fim Dheepan: O Refúgio nos apresenta um assunto super atual, sobre a imigração na Europa, mas ao mesmo tempo mostrando que, por mais que a gente tente fugir dos conflitos que a vida nos impõe no dia a dia, o destino de cada um já está predeterminado, não adiantando assim fugirmos do nosso destino.


Trailer

Fonte: www.youtube.com


Fonte: Marcelo Castro Moraes - Crítico Cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário