sábado, 7 de novembro de 2015

Humberto Carrão, Chandelly Braz, Hsu Chien, Tizuka Yamazaki e Cris D’Amato prestigiam a abertura do 25º Festival Curta Cinema, no Rio.




O Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro recebeu na última quarta-feira, 4, a abertura do 25º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, o Curta Cinema. Humberto Carrão apresentou o filme “À Festa. À Guerra.”, sua estreia como diretor, e contou com a presença de amigos e da namorada Chandelly Braz. “Angústia”, de Hsu Chien, diretor de Pé na Cova, também foi exibido durante a cerimônia. As atrizes Sandra Korgut e Lorena Comparato que fazem parte do elenco estavam presentes, assim como o protagonista do curta, o jornalista Rodrigo Fonseca. Tizuka Yamazaki, Cris D’Amato e a produtora mexicana Victoria Franco prestigiaram a cerimônia de abertura conduzida pelo diretor do festival, Ailton Franco Jr.

Para celebrar os seus 25 anos de história, o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema reuniu uma programação de peso para o público carioca. De 4 a 11 de novembro, o público poderá conferir uma seleção dos mais representativos filmes no formato curta do mundo, alguns exibidos em festivais como Cannes e Locarno, e outros totalmente inéditos. E, para essa edição comemorativa, o “palco” não poderia ser melhor. O Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro volta a exibir os filmes gratuitamente, assim como o Centro Cultural da Justiça Federal e no Cine Arte UFF. Além destes espaços haverá uma programação especial no Cinemaison, na Casa Nuvem e no CineCarioca Méier.

A programação conta as tradicionais mostras competitivas nacionais e internacionais, além dos Panoramas Latino-Americano e Carioca, Programas Especiais, Retrospectivas e Foco México, este último contando com um apanhado da atual produção do país além de uma retrospectiva de filmes clássicos. Além dos filmes, o festival traz também workshops, debates e palestras em suas atividades paralelas.


Sobre o Curta Cinema

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta-metragem no país, e há 10 anos se tornou o primeiro festival no Brasil a qualificar seus vencedores para uma vaga na disputa do Oscar. A cada ano são exibidos cerca de 200 filmes dos mais diversos gêneros e nacionalidades. A programação consiste em mostras competitivas (nacional e internacional), panoramas regionais, programas temáticos e de gênero, além de focos especiais dedicados à produção de um país específico. Além da exibição de filmes, o festival desenvolve uma série de atividades paralelas com caráter informativo e educativo, como workshops, palestras, oficinas e debates.

O Festival Curta Cinema 2015 – 25 anos é patrocinado pela Petrobras, pela Oi, pelo Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e tem o copatrocínio da RioFilme.


Fonte: Agência Febre, através de Ana Luiza Graça e Kátia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário