quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Museu da Vida participa da V Semana Fluminense do Patrimônio.




Entre os dias 11 e 22 de novembro, diversas atividades culturais e educativas serão oferecidas nos espaços do museu. Todas são gratuitas e abertas ao público


A V Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), iniciativa que visa promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, também chega ao Museu da Vida com atividades gratuitas e abertas ao público. Entre os dias 11 e 22 de novembro, diversas atrações culturais e educativas serão oferecidas nos espaços do museu, entretendo o público que estiver no campus de Manguinhos.


O Museu da Vida fica na Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro.

Programação:

Castelo Mourisco

Visita ao Castelo da Fiocruz

Os visitantes mergulham na trajetória da Fundação Oswaldo Cruz, explorando curiosidades de sua construção, contextualizados com o momento histórico e marcado por episódios como a reforma urbana do Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina, e por uma série de transformações na saúde pública do Brasil.

Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30

Sábado, das 10h às 16h

Avental de Histórias

Contação de história voltada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e a sua ideia de construir o Castelo Mourisco. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

Horário: quinta-feira, às 15h

Faixa-etária: de 5 a 8 anos

Amigos do Castelo

Atividade busca aproximar o visitante do patrimônio histórico, a partir de uma proposta de investigação, se utilizando de elementos da arquitetura do Castelo Mourisco e de conteúdo de exposições de longa duração com temática da história da saúde no Brasil: Vida e Obra dos cientistas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

Horário: quinta-feira às 9:00h

Faixa-etária: de 10 a 14 anos

Acervo Museológico da Fiocruz

O acervo museológico da Fundação Oswaldo Cruz abriga objetos científicos que foram utilizados em diferentes pesquisas desde as origens da instituição há mais de um século e remontam a atuação de destacados pesquisadores como o próprio Oswaldo Cruz. O público visitante do Museu da Vida terá a oportunidade de descobrir curiosidades sobre alguns desses objetos de diferentes épocas e conhecer um pouco mais sobre a guarda e preservação deste rico patrimônio científico brasileiro.

Faixa-etária: a partir de 10 anos

Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30

Sábado, das 10h às 16h

Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz.

O acervo possui aproximadamente 5 milhões de insetos, incluindo exemplares da fauna brasileira, representando quase todas as ordens conhecidas. Parte deste acervo poderá ser contemplado pelo visitante na Sala Costa Lima, onde é possível conhecer mais sobre a biodiversidade entomológica brasileira e pesquisas realizadas pela instituição há mais de um século nesse campo.

Faixa-etária: a partir de 10 anos

Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30

Sábado, das 10h às 16h

Centro de Recepção

Mostra Museu da Patologia

Durante a V Semana Fluminense do Patrimônio, o visitante poderá contemplar, no centro de recepção do Museu da vida, uma mostra que apresentará peças anatômicas, objetos e documentos que integram o acervo histórico original, que são algumas das coleções biológicas de maior valor histórico mantidas pela Fiocruz.

Faixa-etária: a partir de 10 anos

Horário: 18 e 19, quarta e quinta, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30

Áreas abertas do Campus

Caminhada Histórica pelo Campus de Manguinhos

Caminhada realizada por um circuito no campus de Manguinhos onde são apresentadas histórias da trajetória da Fiocruz e de personalidades, transformações e momentos marcantes ao longo de mais de um século da instituição, e a importância de prédios históricos, praças e estátuas que compõem o patrimônio arquitetônico histórico presente no campus em diferentes épocas.

Faixa-etária: a partir de 13 anos

Horário: quintas e sextas-feiras, às 9h

Sábado, dia 21, às 10h

Passeio pelo Caminho de Oswaldo Cruz

Durante esse passeio, além de observar diversas espécies de plantas os visitantes conhecem ainda o “caminho de Oswaldo Cruz”, trajeto importante dentro do campus, por onde muitos cientistas de renome já passaram. O ponto de encontro será na Praça Pasteur.

Faixa-etária: livre

Horário: dia 18, quarta-feira, às 9h


Fonte: Agência Approach, através de Isabella Germano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário