terça-feira, 8 de dezembro de 2015

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo realiza sessões extras nesta quinta-feira, dia 10, para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.




A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo realizará sessões extras em cinemas de todo o Brasil, nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, para celebrar o aniversário de 67 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Em cartaz desde o dia 13 de novembro, a mostra acontece até o dia 20 de dezembro, quando terá percorrido todas as 26 capitais do país e o Distrito Federal.

Até agora, a mostra já passou por Macapá (AP), Campo Grande (MS), Belém (PA), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Aracaju (SE), Natal (RN), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Goiânia (GO), Recife (PE), Vitória (ES) e São Luis (MA). Esta semana é a vez das cidades de Porto Alegre (RS), Palmas (TO), São Paulo (SP) e João Pessoa (PB). As últimas capitais a receber o mostra, entre os dias 14 e 20 de dezembro são Maceió (AL), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

Fazem parte da programação 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. Todas as exibições são gratuitas.

A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Realizada pelo Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do ICEM - Instituto Cultura Em Movimento, a Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos.


Mais informações pelos telefones:

+55 21 3804.5600 (Instituto Cultura Em Movimento)

+55 61 2027.3941 (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - Ascom)


Fonte: Departamento de Difusão Cultural. Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário e Paralelo Comunicação, através de Tânia Cardoso de Cardoso, Marcelle Braga e Regina Lustosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário