quarta-feira, 5 de outubro de 2016

BNDES recebe 387 projetos para Edital de Cinema 2016.




· Do total, 354 foram habilitados e seguem para a fase de julgamento técnico.


· Nova categoria curta de animação recebeu 49 propostas. Lista completa no site: www.bndes.gov.br/editaldecinema


O Edital de Cinema 2016 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que contemplará com R$ 15 milhões, em recursos não reembolsáveis, 21 projetos cinematográficos (curtas e longas-metragens) nas categorias de animação, ficção, documentário, coprodução com América Latina e finalização, avançou à fase de julgamento técnico.

Das 387 propostas recebidas na primeira fase, para verificação de compatibilidade e análise documental, foram habilitados 354 projetos. Novidade no edital deste ano, a categoria curta de animação recebeu 49 propostas. Além disso, foram inscritos 15 projetos na categoria longa de animação, 44 de ficção no grupo I, 134 de ficção no grupo II, 75 documentários, 8 coproduções com América Latina e 29 projetos de finalização. A lista completa está disponível no site: www.bndes.gov.br/editaldecinema.

Os projetos serão, agora, avaliados de acordo com critérios técnicos descritos no edital, como potencial de público, potencial de premiação, qualidade do projeto, qualidade do material filmado e viabilidade financeira.

O resultado do julgamento técnico dos projetos está previsto para janeiro de 2017, quando será divulgada listagem (e as notas) de até 40 projetos, de todas as categorias, pré-selecionados para a etapa final do concurso. Nesta fase, de defesa oral, os projetos serão apresentados presencialmente à subcomissão julgadora.

Festival do Rio – Ao lado do apoio à produção audiovisual brasileira, de que é um dos principais players, o BNDES também busca estimular um circuito exibidor dos filmes nacionais. Nesse sentido, patrocina o Festival do Rio 2016, que começa nesta quinta-feira, 6, e segue até 16 de outubro, em diversas salas de exibição da capital fluminense, inclusive no Espaço Cultural do BNDES, no Centro da cidade.

Outro destaque do festival é o RioMarket, braço de negócios que reunirá produtores, distribuidores, programadores e sales agents, nacionais e internacionais, das áreas de cinema, televisão e mídias digitais. A chefe do Departamento de Economia da Cultura do BNDES, Luciane Gorgulho, participa na terça-feira, 11, no painel “A percepção do mercado audiovisual: uma análise macroeconômica sobre dados oficiais”, ao lado de Mozart Tenório (Ancine), Patrícia Kamitsuji (Fox Filmes/ Warner Bros) e Marcos Barros (Rede Cinesystem Cinemas), sob mediação de Luiz Gonzaga de Luca (Cinépolis do Brasil). O RioMarket acontece no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (UFRJ), no Flamengo, entre os dias 5 e 12 de outubro.


Fonte: Assessoria de Imprensa BNDES – CINEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário