segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Oficinas Querô comemoram uma década de história com programação especial no Valongo Festival Internacional da Imagem.


Debates com realizadores, oficinas audiovisuais e presença do cineasta Carlos Cortez serão realizadas de 13 a 16 de outubro


Há 10 anos, após a gravação do longa-metragem Querô, do cineasta Carlos Cortez (imagem) e da produtora Gullane Filmes, 40 jovens das áreas mais carentes da região portuária de Santos deram início à primeira turma das Oficinas Querô. Desde então, anualmente, 40 jovens residentes na Baixada Santista ingressam no projeto, gratuitamente, tendo a oportunidade de estudar cinema e transformar suas realidades.

Nesses 10 anos de história, 340 jovens já se capacitaram e 40% deles seguem no mundo do trabalho audiovisual da Baixada Santista, São Paulo e até Europa. Além de ingressarem no tradicional primeiro ano das Oficinas Querô, atualmente os jovens também tem a oportunidade de cursarem um segundo ano, quando passam por uma experimentação no mundo do trabalho. Em 2016, a Instituição ultrapassa a marca de 100 filmes produzidos, entre eles, o desafio de filmar o primeiro longa-metragem da Instituição, “Sócrates”, além de uma web-série produzida pelos jovens do Segundo Ano, totalmente filmada com o celular. O projeto é realizado pelo Instituto Querô, com a ajuda de parceiros como Banco Votorantim, MSC, thyssenkrupp e Viação Piracicabana.

Para comemorar essas conquistas, a Instituição realiza em parceria com o Valongo Festival Internacional da Imagem uma programação especial de debates, oficinas, sessões de filmes e outras atividades para os apaixonados pela sétima arte, em diferentes espaços culturais de Santos. Toda a programação do Querô é gratuita!


Confiram a programação completa:

OFICINAS DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

13 e 14/out (quinta e sexta)

Manhã: 09h às 12h | Tarde: 14h às 17h

Oficina Cultural Pagu – Sala Audiovisual

* Vagas esgotadas (organização Valongo Festival Internacional da Imagem)

Duas turmas de vinte participantes cada terão a oportunidade de produzir dois minimetragens com a equipe do Instituto Querô. No primeiro dia (13), terão uma inicialização no universo audiovisual, passando por toda a etapa do surgimento da ideia até a elaboração da história a ser filmada, para no segundo dia (14), filmarem o roteiro escolhido.

SESSÕES DE CURTAS QUERÔ

14/out (sexta) | 17h30 às 20h

Oficina Cultural Pagu – Sala Audiovisual (Praça dos Andradas, s/n – Centro)

Exibição de curtas-metragens realizados pelos jovens das Oficinas Querô, seguida de debate com os realizadores dos filmes.

DEBATE LONGA METRAGEM SÓCRATES – O PROCESSO AUDIOVISUAL E SUA INCLUSÃO SOCIO CULTURAL

15/out (sábado) | 14h às 16h

Sala do Empreendedor Santista (Rua General Câmara, nº 30, - ao lado do Paço Municipal – Centro)

Contando com a presença da equipe de filmagens e os jovens do Instituto Querô, será exibido o diário fotográfico dos bastidores do primeiro longa-metragem do Instituto Querô, produzido em julho, compartilhando as experiências vividas ao longo de 30 dias de filmagem.

SESSÃO DO LONGA-METRAGEM ‘QUERÔ’

16/out (domingo) | 14h às 17h

Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, s/n – Valongo)

Exibição dos minimetragens realizados pelas duas turmas participantes das Oficinas de Produção Audiovisual, dias 13 e 14 de outubro, seguida de exibição do longa-metragem ‘Querô’, com a presença do diretor Carlos Cortez, equipe e elenco do filme, encerrando as comemorações de 10 anos das Oficinas Querô.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Querô, através de Ivan De Stefano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário