quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cinemateca promove estreia de documentários curitibanos.


“Condomínio Primavera”, de Nola Doetzer e Marcelo Ruiz


Produzidos por alunos do curso de Cinema do Centro Europeu, as obras tratam de temas socialmente relevantes


Nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, a Cinemateca de Curitiba vai sediar a Mostra do Curso de Cinema do Centro Europeu - Documentários, evento que faz parte da programação oficial do Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba. Durante a sessão, serão exibidas três obras documentais inéditas, que tratam de temas relevantes para a sociedade, desenvolvidas pelos alunos do curso de Cinema do Centro Europeu com a orientação da premiada cineasta Sonia Procópio.

O filme “Eu em canto”, de Ivane Cruz, conta a história da técnica vocal e terapêutica conhecida como Cantoterapia, que incentiva as pessoas a praticarem certas formas de canto como válvula de escape ao estresse diário ou por motivos emocionais. A obra “Condomínio Primavera”, de Nola Doetzer e Marcelo Ruiz, relata a história de dezenas de famílias que, em 2012, ocuparam um terreno na Cidade Industrial de Curitiba. O filme mostra desejos, sonhos e receios de trabalhadores informais, autônomos, desempregados e aposentados que buscam uma vida melhor. Já o documentário “Vidas Positivas”, de João Negrão, traz depoimentos de três homens portadores do vírus HIV, de gerações diferentes, sobre como é viver com o vírus, as dificuldades que enfrentam e suas perspectivas para o futuro.

Para o cineasta Rodrigo Alonso, um dos supervisores do curso de Cinema do Centro Europeu, os documentários ficaram muito interessantes e vão surpreender e emocionar o público. "São abordagens diferenciadas que trazem em comum o desejo de apontar as câmeras para aspectos da nossa realidade que merecem uma visão mais aprofundada, característica que faz o documentário contemporâneo ser tão valorizado na cinematografia mundial", comenta Alonso.

A Mostra do Curso de Cinema do Centro Europeu – Documentários será realizada nesta sexta-feira (21), a partir das 20h, na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174). A entrada é gratuita.


Fonte: P+G Comunicação Integrada, através de Caroline Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário