sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Sessão do filme 'Buscando sentido' na Sala Redenção - Cinema Universitário.




A sessão do filme Buscando Sentido é um projeto da aluna de engenharia ambiental Eléonore Pierrat do IPH e a Escola de Engenharia da UFRGS.


A temática ambiental não é mais um assunto periférico, considerado só como preocupação de países ricos e desenvolvidos, mas sim, uma questão de todos. Hoje, ela é muito representada no cinema na forma de documentários, filmes, muitas vezes considerados “alarmistas”. Vários exemplos de obras de qualidade indubitável focam em problemas pontuais, por exemplo: o efeito estufa; o desmatamento de florestas, e; o acumulo de resíduos oriundos cidades e industries, sem explicitar o caráter sistémico desses fenômenos. A proposta de filme é justamente salientar as conexões entre as crises existencial, social, econômica, e ambiental, mostrando a relação que os seres humanos desenvolveram entre si e com a natureza.

O filme Buscando Sentido (En quête de sens) aborda essas questões por meio da ótica ingênua do personagem principal: um recém-formado que, depois trabalhar um tempo na área de finanças internacional em Wall Street, forma uma consciência ambiental e começa uma viagem em busca de um entendimento maior. Ao longo do caminho, ele encontrará pessoas singulares que oferecem abordagens diferentes as várias perguntas que ele faz sobre a marcha do mundo. Essas são questões que todos podem se perguntar, sem necessitar uma consciência politica e ambiental forte. Nesse sentido o filme busca incentivar o conhecimento pessoal, e desencadear questionamento acerca da gênese da crise ambiental, das noções de progresso, e da modernidade.


A aluna Éléonore Pierrat conduzirá a conversa acerca dos temas abordados no filme após a projeção. Ela cursou Engenharia na Escola de Engenharia francesa Centrale na cidade de Lyon. Iniciou em 2015 a dupla diplomação em engenharia ambiental na UFRGS.


Buscando sentido (En Quête de Sens, França, 2015, 87 min) Dir. Nathanaël Coste e Marc de la Ménardière


19 de outubro- quarta-feira – 19h

Sala Redenção - Cinema Universitário da UFRGS, Porto Alegre RS

Endereço: Avenida Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS


Um recém formado, após trabalhar no setor financeiro de Wall Street, adquire consciência ambiental e começa uma viagem em busca de um entendimento maior.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural / Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário