quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Festival de Cultura Maker leva cerca de 40 oficinas ao centro de SP.


Red Bull Station recebe evento nos dias 14, 15 e 16 de outubro com o objetivo de fomentar o envolvimento entre fazedores e entusiastas do movimento maker (Crédito: Lucas Lima/Red Bull Content Pool)


O Movimento Maker tem potencial para modificar o modo como pensamos, aprendemos e trabalhamos, apoiado em uma ideia simples: em um mundo de tecnologias e conhecimentos compartilhados, qualquer um pode fabricar, modificar e consertar praticamente qualquer coisa.

Inspirado por esse conceito que vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo todo, o Red Bull Station realiza pela primeira vez o FAZ - Festival de Cultura Maker nos dias 14, 15 e 16 de outubro. Concebido em conjunto com cinco grupos atuantes na cena maker, o evento surgiu da necessidade de criar um legado original, relevante e genuíno para o Brasil.

Mergulhando no conceito de mão na massa, o FAZ ocupará todo o prédio na Praça da Bandeira, oferecendo ao público em geral cerca de 40 oficinas, duas palestras e diversas mostras de projetos em uma programação de três dias, organizada por assuntos que acolhem de iniciantes a especialistas.

Os participantes poderão ter desde aulas sobre comida vegana na cozinha do restaurante Cafeteria a um encontro com o produtor Arthur Joly no Red Bull Studio São Paulo. No andar térreo, o trabalho será realizado em um laboratório digital e, no auditório do prédio, o ateliê analógico receberá os visitantes com máquinas e ferramentas de variados tipos. Durante o fim de semana, o terraço do Red Bull Station terá ainda uma feira gastronômica.

Com temas variados - que vão desde construção de uma poltrona até a realização de um projeto de instrumento musical ou de uma bicicleta - as atividades propõem ao público conhecer um pouco mais sobre esta cena e a aprender com ela. As inscrições estão abertas de 03 a 13 de outubro pelo link https://goo.gl/forms/RNgVHw8jRqJp2qdv1


O festival foi realizado a partir de um chamado aberto e teve a colaboração de makers e laboratórios, entre eles Garoa Hacker Clube, Garagem Fal Lab, Rede Fab Labs Brasil, Lilo.Zone e Oficina Lab. A cada 15 dias, os participantes discutiam a cultura maker no Brasil e planejavam o formato ideal do evento. "A ideia era adotar uma regra própria e não algo já estabelecido", conta Fernando Velázquez, curador do Red Bull Station. "Queríamos resolver problemas específicos dos brasileiros e celebrar o fazer com oficinas."


Veja alguns destaques da programação:

Sexta-feira, 14 de outubro

Palestra: Arte, Transgressão e Ciência

Horário: 20h

Palestrante: Guto Lacaz

Guto Lacaz construiu o seu percurso artístico no cruzamento entre arte e ciência numa perspectiva de embate e questionamento do sistema produtivo industrial. Com um proceder análogo ao do hacker, concebe dispositivos absolutamente inúteis, que repetem ad infinitum tarefas quixotescas e propõe performances e objetos que beiram o absurdo revelando com humor e ironia a obsessão produtivista da sociedade contemporânea. Invencionista por natureza, na noite de abertura do FAZ-Festival de Cultura Maker, Guto falará não somente da sua trajetória, se não que também prestará homenagem aos seus mestres Makers.


Sábado, 15 de outubro

Oficina: Como projetar bicicletas de bambu personalizadas

Horário: 18h

Palestrante: Edison Cabeza (LABambu)

Pré-requisitos: Possuir conhecimentos básicos de informática

Número de vagas: 15

Os participantes aprenderão conceitos básicos de geometria e ergonomia para a projetação de bicicletas a partir do software bike cad (versão online) onde serão aplicados os conhecimentos para desenhar uma bicicleta adaptada às medidas do usuário.

Oficina: Jogos Locativos

Duração: 18h

Palestrante: DekWilde

Os jogos móveis locativos (JML), também chamados de “pervasive games”, aliam tecnologias digitais móveis e sistemas de geolocalização, criando interfaces entre os espaços eletrônico e físico para fins de jogo. Trata-se de uma expressão urbana da cibercultura, mesclando cultura dos games, arte eletrônica, ação urbana, tecnologias móveis e localização. Os JML são um exemplo de uso das “mídias locativas”, revelando a atual fase da computação ubíqua, da mobilidade e da hiperlocalização. Essa nova fase caracteriza-se como a da “espacialização” da Internet e pode ser compreendida, no caso dos JML, como produção social pelo uso e apropriação lúdica e temporária do espaço urbano.


Domingo, 16 de outubro

Oficina: Workshop de sonoridades

Horário: 11h

Ministrada por: Equipe do Red Bull Studio São Paulo

Números de vagas: 10

Pré-requisitos: Para maiores de 16 anos

O workshop de sonoridades vai explorar a introdução à gravação, captura de instrumentos e microfonação dentro do estúdio. Teremos também a presença de Arthur Joly contando um pouco sobre sua paixão por sintetizadores analógicos e sobre o processo de construção do JolyMod III, o maior sintetizador modular da América Latina.


Oficina: IQlight Luminária

Horário: 18h

Palestrante: Ântoni Cristiano Romitti

Número de vagas: 10

Pré-requisitos: Interesse em Arte, Formas e Luz // Para maiores de 12 anos

A oficina IQlight Luminária trata de se fazer varias luminárias a partir de uma única geometria. Os participantes vão aprender de forma simples, dinâmica, divertida e lúdica construção de estruturas artísticas livres.


Sobre o Red Bull Station

Localizado em um prédio de 1926, no centro de São Paulo, o Red Bull Station ocupa a antiga subestação Riachuelo, desativada desde 2004 e tombada como patrimônio histórico pelo Conpresp. Após longa reforma para adaptação ao novo uso do espaço e restauro, o Red Bull Station está de portas abertas para o público.

Com foco em projetos experimentais de artes e música, os cinco andares do Red Bull Station contam com estúdio de música, um projeto permanente de residência artística, três espaços expositivos, um terraço e uma cafeteria.

O espaço tem acesso gratuito e integra diferentes expressões artísticas, que se misturam em tempo real num ambiente que permite a troca contínua entre artistas e as pessoas que estiverem por lá. Os projetos têm como ponto em comum a valorização do processo, a experimentação e a formação de artistas com inúmeros workshops e palestras na programação.


Red Bull Station

Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo, SP.


Fonte: Agência Lema, através de Luciana Rabassallo, Leandro Matulja, Letícia Zioni e Larissa Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário