sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Série inédita na TV “Iconoclássicos" apresenta “Daquele instante em diante” filme sobre a trajetória de Itamar Assumpção.




FILMES POTENTES, DIRIGIDOS POR CINEASTAS CONTEMPORÂNEOS RENOMADOS, INTEGRAM SÉRIE PRODUZIDA PELO ITAÚ CULTURAL


No sábado, dia 22, às 22h, estreia o segundo longa-metragem da série especial e inédita na TV, “Iconoclássicos Itaú Cultural”, uma parceria Curta! e Itaú Cultural. Em “Daquele instante em diante”, do diretor Rogério Velloso, o público vai poder conferir a trajetória musical de Itamar Assumpção, conhecido como ‘Nego Dito’ ou ‘Maldito’. Por intermédio de imagens raras de acervos e de arquivos particulares, além de depoimentos do artista e de quem conviveu com o ele, chega ao público um retrato do homem que virou símbolo. Em determinado momento do filme, o próprio Itamar Assumpção se pergunta: “Daqui a 50 anos eu sou história ou não?” Treze anos depois de sua morte, em junho de 2003, a história dele é exibida no canal.

A faixa especial “Iconoclássicos Itaú Cultural” antecipa as comemorações do aniversário de quatro anos do Curta!, que ocorre em novembro. Na série, filmes inéditos na TV revelam a trajetória de ícones da cultura brasileira sob o olhar de expoentes diretores de cinema da atualidade. Depois de "Daquele Instante em Diante", serão exibidos "Ex Isto" e "EVOÉ! Retrato de um antropógafo". O primeiro é dirigido por Cao Guimarães, que articula a experiência no cinema e nas artes plásticas para narrar o imaginário desembarque de René Descartes no Brasil. Na produção, livremente inspirada em “Catatau”, do poeta Paulo Leminski, o ator João Miguel vive um Descartes sob o efeito de ervas alucinógenas, que encontra um mundo estranho, selvagem e contemporâneo nos trópicos. O segundo é “EVOÉ! Retrato de um Antropófago”, dirigido por Tadeu Jungle e Elaine César, que reúne depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, um dos mais importantes e revolucionários personagens do teatro brasileiro.

Segundo a diretora de programação e curadora do canal, Bibiana de Sá, desde as primeiras reuniões da equipe de curadoria, a série “Iconoclássicos” era um objeto de desejo. “Não poderia haver melhor forma de iniciar as comemorações dos quatro anos de vida do Curta! do que exibindo esses filmes incríveis e raros pela primeira vez na televisão brasileira".


ICONOCLÁSSICOS ITAÚ CULTURAL

Iconoclássicos Itaú Cultural (série)

Curta! e Itaú Cultural apresentam “Iconoclássicos Itaú Cultural”, uma série de filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos. A seleção traz documentários sobre o músico e compositor Itamar Assumpção, o artista plástico Nelson Leirner e o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, além de uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski. Todos os filmes são dirigidos por expoentes cineastas brasileiros.


Episódio inédito: “Daquele instante em diante”

O Nego Dito Itamar Assumpção em um documentário que percorre sua trajetória musical, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980 até a sua morte aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares, que mostram sua presença antológica nos palcos, além dos momentos de intimidade entre os amigos e familiares.


Diretor: Rogério Velloso

Duração: 110 min.

Exibição: 22 de outubro, sábado, às 22h.

Classificação: 12 anos

Horários alternativos:

Dia 23 de outubro, domingo, às 10h;

Dia 24 de outubro, segunda-feira, às 22h;

Dia 25 de outubro, terça-feira, às 02h;


Fonte: Agência Febre, através de Cíntia Brand e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário