sexta-feira, 22 de julho de 2016

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL REALIZA PARCERIA INÉDITA COM O FESTIVAL DE CINEMA LATINO AMERICANO DE SP.




*Sessão Acessível com áudio-descrição, legendagem descritiva e na língua brasileira de sinais LIBRAS do curta-metragem brasileiro “Além do Que Se Vê”


**Exibição de Curtas e vídeos raros de Anna Muylaerte


O CCBB São Paulo realiza, pela primeira vez, parceira com o Festival de Cinema Latino-Americano, que acontece de 20 a 27 de julho em São Paulo. Com a cineasta paulista Anna Muylaert sendo a grande homenageada, a 11° edição do Festival apresenta uma programação que celebra a crescente presença feminina na atual cinematografia da região.

São 118 filmes em exibição, dos quais 53 são dirigidos por cineastas mulheres. Dos debatedores escalados para as mesas de discussão, 66% são do sexo feminino. Uma mostra especial focaliza as divas da Época de Ouro do cinema mexicano e uma seleção apresenta as novas cineastas daquele país.

Exclusivamente no CCBB, haverá a exibição de curtas-metragens, videoclipe e vídeos autorais de rara circulação da homenageada Anna Muylaert e uma sessão acessível do curta “Além do Que Se Vê”.


CURTAS-METRAGENS E VÍDEOS - ANNA MUYLAERT

Os curtas-metragens incluídos são o metalinguístico “O Sétimo Artesão” (1982); “Hot Dog” (1983, codirigido com Márcio Ferrari), um longo travelling com 15 personagens; “Paixão XX” (1984) ‘imagem acima’, sobre um encontro na metrópole que termina com os personagens sós; “Rock Paulista” (1988), com Titãs, Ira! e Arnaldo Antunes; e “A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti” (1995), uma comédia de costumes que as crianças fazem a respeito da vida sexual dos adultos que venceu o Rio Cine Festival, o Cine Ceará e o Miami Brazilian Film Festival.

Vencedor no Vídeo Music Brasil da MTV como melhor videoclipe de MPB, “Mama África” (1995) foi filmado na cidade natal do cantor Chico César, Catolé do Rocha (Paraíba). Em um único plano-sequência, sem cortes, ele percorre as ruas da localidade, dançando juntamente com sua irmã mais nova e a população.

Quatro vídeos autorais, feitos entre 1989 e 1991, estão na programação: “Vídeo Tela Azul” (sobre o artista plástico José Roberto Aguilar), “Zona Eleitoral” (sobre as eleições presidenciais de 1989), “Torre de Babel” (sobre o dinheiro como a língua comum na diversidade de Nova York) e “Os Sete Minutos Capitais” (sete vídeos de um minuto dirigidos por cineastas paulistas, sob a coordenação de Anna Muylaert).


SESSÃO ACESSÍVEL

Para completar, o CCBB também promoverá, dentro da programação do o 11º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, uma Sessão Acessível, voltada ao público portador de deficiência visual ou auditiva. O evento acontece no dia 23/07, às 17h00.

Na ocasião será exibido com áudio-descrição, legendagem descritiva e na língua brasileira de sinais LIBRAS o curta-metragem brasileiro “Além do Que Se Vê”. Dirigido por Letícia Baretta, a obra promove uma reflexão sobre a capacidade de enxergar o que não se olha, mas que merece ser olhado. Um mundo onde dois jovens se alimentam da verdade, do amor e da superação através da arte.

A programação conta ainda com a seções Contemporâneos, Divas, Cine Negro, Mulheres Atrás das Câmeras, Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect, DocTVLatinoamérica 10 Anos e Encontros e Debates.

A curadoria do 11º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é assinada por João Batista de Andrade, Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho, sendo estes dois últimos também diretores do evento. Uma realização do Memorial da América Latina, da Secretaria de Estado da Cultura, e da Associação do Audiovisual, o festival é uma iniciativa do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio da Petrobras, correalização da Spcine e do Sesc São Paulo, e apoio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil.

Mais informações podem ser acessadas no website do festival http://www.festlatinosp.com.br/.


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Eliz Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário