quinta-feira, 28 de julho de 2016

Lançamento do DVD TERCEIRO SINAL da diretora Sandra Delgado.




TERCEIRO SINAL retrata o processo criativo dos maiores nomes da encenação brasileira como Aderbal Freire-Filho, José Celso Martinez Corrêa, Domingos Oliveira e Amir Haddad. A produção é da O2 Filmes.


TERCEIRO SINAL é uma série documental que retrata o processo criativo dos maiores nomes da encenação brasileira como Aderbal Freire-Filho, José Celso Martinez Corrêa, Domingos Oliveira e Amir Haddad. A proposta deste trabalho é levar o espectador a uma viagem ao interior do teatro, explorando os bastidores, percorrendo as salas de ensaios, os camarins, as coxias e o palco, destacando principalmente a figura do Diretor Teatral. Seu legado, seus princípios e métodos de trabalho, suas reflexões sobre esta arte, sua pesquisa teatral. Sandra Delgado decidiu trabalhar sozinha e utilizar uma câmera leve, na mão, e um som direto na lapela plugado nos diretores, durante as gravações. Presença constante nos ensaios, a diretora tornou-se uma espécie de “olho do grupo”. A linguagem é íntima e despojada e a fotografia acompanha a ação, incorporando as impurezas do processo. A produção é O2 Filmes e co-produção Maria Dafé + O2 Filmes + GNT.

Os quatro episódios da série, com duração de 48 minutos cada, expressam o universo particular de cada diretor e do seu processo criativo, tendo cada episódio singularidades na montagem e no estilo.


EPISÓDIO 1 – 6/11/2015 - TERCEIRO SINAL com ADERBAL FREIRE-FILHO Neste episódio, o diretor Aderbal Freire-Filho, artista premiado, com mais de 80 espetáculos encenados, ensaiou a peça “Hamlet” de William Shakespeare, com o ator Wagner Moura no papel-título, de fevereiro a junho de 2008, no Galpão do Solar, no Rio de Janeiro, com estreia no Teatro Faap, em São Paulo.


EPISÓDIO 2 – 13/11/2015 - TERCEIRO SINAL com JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA Neste episódio, o diretor Zé Celso, um dos artistas mais importantes do teatro brasileiro e fundador do Teatro Oficina, ensaiou sua peça “Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!!”, a segunda parte da tetralogia sobre a atriz Cacilda Becker, no Teatro Oficina, em São Paulo, de julho a setembro de 2009.


EPISÓDIO 3 – 20/11/2015 - TERCEIRO SINAL com DOMINGOS OLIVEIRA Neste episódio, o diretor, dramaturgo e ator Domingos Oliveira, que possui mais de 150 títulos estreados na TV, teatro e cinema, ensaiou a sua peça “Do Fundo do Lago Escuro”, que narra um episódio da sua infância, de fevereiro a maio de 2010, no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro.


EPISÓDIO 4 – 27/11/2015 - TERCEIRO SINAL com AMIR HADDAD Neste episódio, o diretor Amir Haddad, mestre do teatro brasileiro e fundador do grupo de teatro Tá na Rua, ensaiou a peça “As Meninas”, escrita por Maitê Proença e Luiz Carlos Góes, de maio a julho de 2009, no Teatro da Pequena Cruzada, no Rio de Janeiro.


Serviço:

LANÇAMENTO DO DVD TERCEIRO SINAL


Ficha Técnica

DIREÇÃO, FOTOGRAFIA E SOM DIRETO – Sandra Delgado

ROTEIRO – Sandra Delgado e Isabel Castro

MONTAGEM – Isabel Castro

DIRETORES – Aderbal Freire-Filho; José Celso Martinez Corrêa; Domingos Oliveira; Amir Haddad

TRILHA SONORA de abertura – Rodrigo Amarante (Episódio 1 - Terceiro Sinal com Aderbal Freire-Filho)

PRODUÇÃO – Sandra Delgado e Bel Berlinck

PRODUÇÃO EXECUTIVA – Marcia Vinci

CO-PRODUÇÃO – Maria Dafé + O2 Filmes + GNT

IDEALIZAÇÃO – Sandra Delgado

REALIZAÇÃO – Maria Dafé produções artísticas


Fonte: Agência Lema, através de Denise Lara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário