quarta-feira, 13 de julho de 2016

Uma viagem pelos CenáRios do Rio.


Foto: Créditos ‘Veronica Peixoto’


Shoppings Rio Design Barra, Rio Design Leblon e Botafogo Praia Shopping recebem exposição de 11 fotógrafos que contam a relação com o Rio através de suas lentes


O Projeto CenáRios não é só uma exposição de fotógrafos profissionais e sim de pessoas que querem contar uma história através do seu olhar e tem a fotografia como sua linguagem. São 66 fotos de 11 profissionais que contam suas histórias sobre a cidade maravilhosa que também pode ser caótica, curiosa e instigante através de imagens captadas por celulares ou câmeras, o que importa é a sensibilidade que cada olhar consegue revelar.

Os shoppings Rio Design Barra, Rio Design Leblon e Botafogo Praia Shopping foram os locais escolhidos para convidar o expectador a fazer uma viagem por um Rio desconhecido no momento em que a cidade estará mobilizada para receber o maior evento esportivo do mundo.


Conheça os participantes:

ALEXANDRE SANT’ANNA

Formado em cinema pela London Film School. Estudou fotografia no ICP em N.Y.

Foi membro da agência fotográfica ZNZ e sócio fundador da agência fotográfica STRANA.

Foi sócio fundador da Galeria da Gávea.

Ganhou o prêmio Marc Ferrez de fotografia e prêmios Abril de fotografia.

Trabalhou nas redações da Revista de Domingo, Veja Rio, Época e Isto é.

ALUISIO EZEQUIEL

Técnico em enfermagem, descobriu a fotografia pelo celular nas saídas de bike que fazia pela zona sul do Rio em 2012. Entrou para o primeiro documentário fotográfico via Instagram no Rio de Janeiro (@Rio365) com 3 fotos em 2013 e com 12 fotos na segunda edição do documentário carioca, em 2015. Foi o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio de mil dólares, concedido pela Instagramers Gallery e logo depois começou a entrar nesse universo do Instagram, participando de outros projetos relacionadas à rede.

ANA CAROLINA FERNANDES

Estudou Fotografia na Escola de Belas Artes do Parque Lage. Fotojornalista e Fodocumentarista, desenvolve trabalhos autorais ao mesmo tempo que colabora com diversos jornais, revistas e agências de notícia. Ganhadora de 2 Prêmios Folha, finalista do Prêmio Conrado Wessel e Shortlist Top Ten Award do Sony Award, ambos em 2013. Ganhadora do Troféu Mulher Imprensa - Fotojornalista em 2016.

ANDRÉ GALHARDO

45 anos, Iniciou sua carreira aos 16 anos como assistente de fotografia e a partir de 1991 começou a atuar como Diretor de Arte, tendo trabalhado em algumas das principais agências do país nesta função (JWT, W/Brasil, DPZ e Africa). A partir de 2004 passou a mixar criação e planejamento, sendo Diretor de Criação das agências iThink e Euro RSCG/Rio. A partir de suas experiências com redes sociais e fotografia começou a desenvolver projetos culturais e de Branded Content. Em 2012 lançou o projeto @Rio365, primeiro documentário de uma cidade produzido via Instagram, com 2ª edições concluídas. Fotografa apenas com iPhone.

ANNA FISCHER

Fotógrafa profissional. Além do seu trabalho autoral, atua no mercado editorial com foco em comportamento, viagens e retratos para revistas de todo o Brasil e exterior.

BETO PESTANA

Designer de formação, inclusive desta exposição, graduado em Design pela PUC-RJ, pós-graduado em Marketing.

Atuou na Direção de Arte, Videografismo e Pós-produção de comerciais e documentários em vídeo. Além de efeitos especiais na Tv Globo.

Curador de imagens do @rio365, @rio450 e @nossalingua, foto-documentários colaborativos de uma cidade por Instagram.

Atualmente atua em design, branding e marketing para empresas. Dedica-se a mobilephoto e mobileart, explorando as potencialidades artísticas do uso do SmartPhone. No Instagram, administra o perfil @betopestana para streetphotography e @betopestana_studies para projetos especiais.

DENISE PEREZ

Fotógrafa desde 1986, quando tinha 8 anos e ganhou sua primeira câmera. Demorou muito tempo, no entanto, para descobrir que deveria levar a fotografia a sério.

Duas faculdades (direito e relações internacionais), pós-graduação em política internacional. Fotógrafa autodidata e extremamente curiosa, Denise usa a fotografia como desculpa para se aproximar e entrar em mundos diferentes do seu. Adora o poder transformador da fotografia, já que com sua sensibilidade e através de suas lentes consegue revelar a beleza de cenas e lugares que para a maioria das pessoas passariam despercebidos.

MARCELO TABACH

Fotógrafo com formação jornalística, trabalhou nas principais redações cariocas e foi editor das revistas Caras e Contigo.

Participou de diversas exposições no Rio, São Paulo, Buenos Aires, Miami e Paris.

SILVANO MARTINS

Fotógrafo profissional, trabalha na Galeria da Gávea desenvolvendo o seu trabalho artístico. Especializado em fotografia aquática e esportes.

VERONICA PEIXOTO

Fotógrafa, sua especialidade é moda e publicidade. Sua formação é autodidata, passou por alguns estúdios trabalhando como assistente no Estúdio Abril em São Paulo e o Estúdio Bloch no Rio de Janeiro, foi colaboradora de algumas revistas da Bloch. Fez também estágio no estúdio da revista ELLE em Paris, aonde morou por 6 meses .

De volta ao Brasil foi proprietária do studio Bambú no Rio de Janeiro e atua na área de publicidade, moda e corporativo desde então.

É a idealizadora do projeto.

Já participou de algumas coletivas de exposição e está cada vez mais focada em desenvolver seu trabalho autoral.


SERVIÇO:

Projeto CenáRios

Data: de 7/7 a 27/7 (Rio Design Barra)

Data: de 28/7 a 17/8 (Rio Design Leblon)

Data: de 18/8 a 7/9 (Botafogo Praia Shopping)

Horário: 10 às 22h

Entrada gratuita


Fonte: Agência Approach, através de Giuliana Raposo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário