quarta-feira, 6 de julho de 2016

Esportes, gastronomia e música marcam o Revezamento da Tocha Olímpica em Porto Alegre.




Kleiton e Kleidir, Guri de Uruguaiana e Papas da Língua sobem ao palco e contagiam o público na cerimônia de celebração


Está tudo pronto para a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 por Porto Alegre, nesta quinta-feira (7). O comboio passa antes por São Lourenço do Sul, Camaquã e Guaíba. O revezamento terá início às 15h15, na Avenida Ceará, em frente à concessionária Nissan, e a pira de celebração será acesa às 19h30, no Largo Jornalista Glênio Peres, próximo à Praça XV de Novembro, com a apresentações de Kleiton e Kleidir, Guri de Uruguaiana e, após o acendimento da pira de celebração, Papas da Língua.

Ao longo do revezamento, a cidade irá promover arte, cultura e esporte na praça da Alfândega, no Parque Moinhos de Vento (Parcão) e na Redenção (Parque Farroupilha). Na Alfândega, a partir das 11h, grupos musicais contagiam o público com feiras de artesanato e de gastronomia. No Parcão, haverá oficinas de artes marciais.

No Largo Jornalista Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, a partir das 14h, serão promovidas diversas atrações para o público na cerimônia de celebração. Subirão ao palco Kleiton e Kleidir, o Guri de Uruguaiana, e após o acendimento da pira de celebração, a banda Papas da Língua encerrará a programação da cidade.


Nesta terça-feira (5), durante o encontro com a imprensa, alguns condutores tiveram o prazer de conhecer a tocha Olímpica. Estiveram presentes os condutores Paulo “Paulão” Jukoski, indicado pela Coca-Cola; e Diva Santiago e Geny Pinto Machado, indicados pela prefeitura. José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, também esteve presente ao encontro.

• “Conduzi a tocha dos Jogos Olímpicos Atenas 2004, no Rio de Janeiro, mas digo que estou mais feliz por conduzir a chama Olímpica na minha querida Porto Alegre. É a minha sexta participação nos Jogos Olímpicos e estou muito orgulhoso pelo convite”. Paulo “Paulão” Jukoski é atleta Olímpico de vôlei e foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992. Participou de três edições dos Jogos Olímpicos como jogador.

• “Vou compartilhar cada metro percorrido com todos os meus amigos e familiares. Tenho certeza de que o Revezamento da Tocha Olímpica irá proporcionar o sentimento mais puro e nobre do espírito olímpico em nossos corações”. Nelson Schneider é professor de Educação Física e coordena um grupo de pesquisa em estudos Olímpicos, além de incentivar os alunos a participarem de congressos internacionais sobre os Jogos Olímpicos.

• “Passei 69 anos da minha vida envolvida com o esporte e afirmo que conduzir a tocha Olímpica na própria cidade é a maior homenagem que um atleta pode receber”. Diva Santiago foi atleta da Seleção Brasileira de voleibol e criadora das equipes de vôlei Master do Grêmio Náutico União, na década de 1990. Aos 77 anos, é amante do esporte e pratica tênis diariamente.

• “Quando recebi a ligação confirmando minha presença como condutora, cai em lágrimas. Estou emocionada até agora, pois jamais imaginei que uma senhora como eu poderia se tornar uma condutora da tocha Olímpica”. Geny Machado é líder comunitária há mais de 50 anos. Recebeu o título de Cidadã Emérita da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, aos 82 anos. Atua no orçamento participativo como representante da Região Extremo Sul da cidade e anualmente promove Natal comunitário para mais de 200 crianças.

• “O Comitê Rio 2016 está de parabéns pelo sucesso do revezamento e a cidade de Porto Alegre irá contribuir ainda mais com a grandiosidade do evento. Nosso time de condutores mostrará a pluralidade do porto-alegrense valorizando o esporte, a arte, a educação e a cultura da capital”, disse José Fortunati, prefeito de Porto Alegre.


A TOCHA EM PORTO ALEGRE

Rota: 15,8 km de percurso

Início do revezamento: 15h, na Avenida Ceará, em frente à concessionária Nissan.

Mais de 70 condutores em Porto Alegre.

Cerimônia de celebração: 19h30, no Largo Jornalista Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, com as apresentações de Kleiton e Kleidir, Guri de Uruguaiana, e após o acendimento da pira de celebração, Papas da Língua.


A TOCHA NO BRASIL

Mais de 300 cidades recebem o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, envolvendo 90% da população brasileira em todos os 26 estados além do Distrito Federal.

12.000 condutores, escolhidos por meio de campanhas públicas ou nomeações diretas (do Rio 2016 e dos patrocinadores oficiais - Coca-Cola, Nissan e Bradesco).

São 95 dias circulando pelo Brasil, desde a saída em 3 de maio, em Brasília. A chegada ao Rio de Janeiro será em 4 de agosto. No dia seguinte, as ruas da cidade olímpica serão palco do Revezamento até a chegada ao Estádio do Maracanã, quando o último condutor acenderá a pira Olímpica na Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Revezamento da Tocha Olímpica percorre 20 mil quilômetros por estradas e viajou 10 mil milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande. Essa distância é mais da metade de uma volta ao redor da Terra pela linha do Equador (40.075km).

Alguns lugares icônicos receberam a tocha Olímpica, como Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, Inhotim, Chapada dos Guimarães, Lençóis Maranhenses, Pantanal, Foz do Iguaçu, entre outros;

O objetivo do Revezamento é levar os Jogos Olímpicos Rio 2016 para todo o país. O Revezamento da Tocha no Brasil quer mostrar a essência, o calor e a diversidade dos brasileiros. A ideia é atrair os brasileiros para a rua, mostrar a multiplicidade cultural, natural e popular do povo.


Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário