quarta-feira, 13 de julho de 2016

Mostra Tela Indígena na Sala Redenção.


Tava, a Casa de Pedra (Brasil, 2012, 78min) Dir. Video nas Aldeias


A Mostra Tela Indígena propõe divulgar filmes feitos por indígenas ou que tratam desta temática. Nossa intenção é divulgar a pluralidade das culturas indígenas, essa multidão de 246 povos no Brasil, que fala mais de 150 línguas. São diferentes maneiras de ver o mundo - e de ser visto por ele. Nossa “Tela Indígena” é uma tela para este outro universo, que muitas vezes passa despercebido do cotidiano do resto dos brasileiros. O audiovisual aqui está transformado em uma ferramenta de diálogo entre essas experiências de vida, uma ponte entre espectador e os outros modos de perceber o mundo que esses povos têm. Propomos, além disso, continuar esse diálogo com os espectadores de forma ainda mais próxima: a Mostra traz convidados indígenas, antropólogos, diretores dos filmes e especialistas, que ajudam o espectador a compreender melhor esse outro universo cultural.

A Mostra Tela Indígena é fruto de uma parceria entre o NIT (Núcleo de Antropologia de Sociedades Indígenas e Tradicionais), que faz parte do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da UFRGS, e a Sala Redenção – Cinema Universitário. Na programação, contamos com filmes da atualidade sobre a questão indígena, tanto produzidos por diretores indígenas como em parceria com estes. Escolhemos transitar entre várias experiências de ser indígena. Ressaltamos, por fim, que a Mostra Tela Indígena é uma proposta de diálogo. Diálogo intercultural, diálogo visual. Diálogo entre modos de ver.


Tava, a Casa de Pedra (Brasil, 2012, 78min) Dir. Video nas Aldeias

13 de julho- quarta-feira – 19h

Sala Redenção – Cinema Universitário

Av. Paulo Gama, 110 - Campus Central da UFRGS Porto Alegre RS

Interpretação mítico religiosa dos Mbya-Guarani sobre as reduções jesuíticas do século XVII no Brasil, Paraguai e Argentina.

+

Dias de Luta (Brasil, 2014, 7min) Dir. Comunicação Kuery

Liredanças indígenas Mbyá-Guarani refletem sobre o Dia do Índio.

Após a sessão, debate com Zico da Silva, Guarani Mbya que trabalha na SESAI e reside na Tekoá Nhundy – Aldeia da Estiva; Sergio Baptista da Silva, antropólogo e professor da UFRGS; e José Otávio Catafesto, etnoarqueólogo, pesquisador e professor da UFRGS.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário