segunda-feira, 17 de novembro de 2014

3° edição da Mostra ÁFRICA HOJE acontece de 20/11 a 03/12 na Caixa Belas Artes em São Paulo.




*** o evento traz 17 filmes de países como África do Sul, França, Madagascar, Moçambique, Angola, Congo, Suíça, Burkina Faso, Tunísia, entre outros


****Homenagem a Nelson Mandela


De 20 de novembro (dia nacional da consciência negra) a 03 de dezembro, São Paulo recebe, a 3° edição da Mostra “África Hoje” na Caixa Belas Artes – que nesta edição homenageia NELSON MANDELA. Com curadoria da cineasta Luciana Hees, o evento exibirá 17 filmes, entre longas e médias metragens – a maioria inédito no circuito comercial.

Os filmes da Mostra África Hoje, além de trazer diversos registros da vida de Mandela, também oferecem um vasto panorama da produção africana contemporânea de documentários realizados por cineastas de diversos países como França, Madagascar, Portugal, Moçambique, Angola, Congo, Suíça, Burkina Faso, Tunísia e EUA.

Para Mariana Marinho, coordenadora e realizadora da Mostra, o objetivo é incluir na programação documentários que ampliem a compreensão desse continente. “Queremos proporcionar horizontes diferentes daqueles a que estamos acostumados, tanto na linguagem, pois os filmes apresentam uma naturalidade espantosa, uma falta de pudor, no melhor sentido que a expressão pode significar, quanto nas temáticas abordadas”, observa.

Entre os títulos que homenageiam Mandela esta o filme de abertura “Mandela: Filho de África, Pai de uma Nação” (África do Sul / 1996), de Angus Gibson e Jo Menell, que será exibido no dia 20/11 às 19h. No documentário, a vida deste líder pode ser acompanhada por meio de entrevistas, com o próprio e com outras personalidades, imagens de arquivo e reportagens. Após a exibição do filme haverá um debate com a curadora Luciana Hees, o diretor e roteirista Marco Abujamra e Professor em Jornalismo, Informação e Sociedade pela ECA/USP Dennis de Oliveira.

Outros destaques da Mostra são os filmes “Vou Cantar para Ti” imagem acima (França / Mali / 2001) de Jacques Sarasin - que aborda de uma forma sensível à história do músico de blues Kar-Kar, original do Mali, cujo trabalho ajuda a explicar as origens desta forma de arte americana, o blues, e “Foi Melhor Amanhã” (Tunísia / 2012), de Hinde Boujema. O longa mostra a luta de Aida, uma mulher tunisiana que tem que reconstruir toda a sua vida, mas não quer olhar para trás. Ela gasta seu tempo se deslocando de um bairro pobre para outro. Impulsionada pela vontade de encontrar um teto para seus filhos, ela não toma conhecimento da revolução intensa que acontece no seu país.

O público também terá a possibilidade de ver a África do Sul pós-apartheid com os longas — “Jeppe numa Sexta” (África do Sul / Canada - 2012), de Shannon Walsh e Arya Lalloor e “Soweto em Surf” (África do Sul / 2010) de Sara Blecher. “Jeppe numa Sexta” foi filmado por oito mulheres em apenas um dia. Diferentes sul-africanos comungam este mesmo dia na cidade de Jeppestown, representando um microcosmo do que são as misturas étnicas, socioeconômicas e culturais do atual país. “Soweto em Surf”, entretanto, é um olhar profundo num único mundo - o mundo de uma geração de surfistas de trem na capital Johanesburgo, onde as tensões socioeconômicas são mais acentuadas.

Para complementar a programação a mostra traz filmes sobre outros líderes do continente africano como “Capitão Thomas Sankara” (Suíça / 2012) de Christophe Cupelin (2012), “Amílcar Cabral” (Portugal / Moçambique/ 2001) de Ana Ramos Lisboa e “Kadafi, Nosso Melhor Inimigo” (França/ 2011) de Antoine Vitkine.


Sobre a curadora
Luciana Hees envolveu-se com o cinema documentário em 2005, quando foi convidada a desenvolver a imagem para a primeira edição do Dockanema. Em 2010, realizou o seu primeiro curta “O Salão Azul”, selecionado para o International Film Festival of Rotterdam ‐ IFFR e para o Images Festival of Toronto. No Brasil criou e ilustrou inúmeras capas de livros e ficou classificada na VI Bienal Brasileira de Design (2002), em São Paulo. Em 2010, fez sua primeira exposição individual no Centro Cultural Franco-Moçambicano. Paralelamente desenvolve também projetos pessoais em artes plásticas. Luciana vive e trabalha em Moçambique desde 2003.


Sobre a Coordenadora e realizadora

Mariana Marinho: coordenadora -geral e produtora executiva da exposição “Eu Lago Sou”, em homenagem a vida e obra de Mário Lago, realizada em 2012 no Arquivo Nacional – RJ. Coordenadora Geral e produtora executiva da exposição “Cuide de Você”, da artista plástica francesa Shopie Calle, uma das mais conceituadas artistas da atualidade, realizada no MAM/RJ, eleita a melhor exposição de 2009 pelo Jornal O Globo. Coordenadora Geral da exposição “Imagens Humanas”, exposição de fotografias de João Roberto Ripper, realizada no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília e Curitiba. Organizadora e coordenadora da Mostra “África Hoje”, 1ª mostra de documentários africanos realizada no Brasil, na Caixa Cultural Rio, São Paulo e em Porto Alegre.


Serviço

3° edição da Mostra ÁFRICA HOJE

Data: 20 de novembro a 03 de dezembro de 2014

Local: Caixa Belas Artes

Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo (SP)

Telefone: (11) 2894-5781

Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Vantagens para clientes da CAIXA: 50% de desconto na compra do ingresso com cartão de débito da Caixa

Capacidade: 141 lugares

Classificação etária: consultar programação em http://www.caixabelasartes.com.br/

http://mostraafricahoje.blogspot.com.br/

Fanpage: facebook.com/CaixaCulturalSaoPaulo/events

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Fonte: ATTI Comunicação e Ideia, através de Alessandra Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário