quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CINESOLAR: Primeiro Cinema Móvel do Brasil movido à energia solar realiza sessão no Largo da Batata.




**Iniciativa pioneira no Brasil utiliza energia solar para exibir filmes e já contabiliza mais de 110 sessões realizadas em várias cidades do país


*** O evento acontece dia 05/12 às 19h com exibições de curtas do Circuito “Tela Verde” e documentário sobre cicloativismo em São Paulo


*** a unidade móvel de Cinema já economizou 270 mil watts, equivalente a quase 675 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.


No próximo dia 05, sexta-feira, a capital paulista recebe uma sessão diferente de cinema. O CINESOLAR, primeiro cinema móvel do país movido à energia solar, realiza uma exibição ao ar livre e gratuita de curtas-metragens no Largo da Batata, a partir das 19h. Além da projeção, o projeto também promoverá apresentações artísticas.

O público que passar pela região poderá assistir a seleção de filmes do “Circuito Tela Verde”, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que reúne produções com temática socioambiental, além do documentário “Pedais Pensantes" de Marcelo Zerwes, sobre cicloativismo em São Paulo. Antes da sessão, haverá o show do MuLtiSamBofônico, projeto do multi-instrumentista Guilherme Folco, que apresenta vários ritmos com inserções circenses. O grupo Rueda Flamenca finalizará o evento com um espetáculo de dança espanhol e a participação será aberta ao público.

Na estrada desde junho do ano passado, o CINESOLAR já atingiu um público demais de 17 mil pessoas nas mais de 110 sessões realizadas, além de conseguir uma economia de energia elétrica maior que 270 mil watts, equivalente a quase 675 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.

O CINESOLAR é equipado com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O veículo também é autossustentável em sua estrutura, já que carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ.

O evento acontece em parceria com o movimento A Batata Precisa de Você, que desde o início de 2014 vem promovendo atividades que reforçam a possibilidade e a necessidade de converter um grande espaço de passagem em local potencial de encontros e socialização na cidade.


Saiba mais sobre o CINESOLAR
A ideia do CINESOLAR nasceu em um encontro de cinemas itinerantes no México, em 2010. Foi lá que a idealizadora e coordenadora do CINESOLAR, Cynthia Alario, começou a tecer parcerias para desenvolver o protótipo no país. A versão brasileira ganhou o apoio inicial da Fundação Holandesa Doen, promotora de sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países. O projeto é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, explica Cynthia Alario.


Serviço

Sessão CINESOLAR – Largo da Batata

Data: 05 de dezembro de 2014

Horário: 19h

Entrada Gratuita

Mais informações: www.cinesolar.com.br


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Eliz Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário