terça-feira, 4 de novembro de 2014

Edição 2014 do Curta Cinema exibe filme vencedor do Festival de Berlim.




COM ENTRADA FRANCA, O FESTIVAL ACONTECE DE 5 A 12 DE NOVEMBRO NO ESTAÇÃO BOTAFOGO, NO CCJF, NO CINEMAISON e NO PARQUE LAGE


Entre os dias 5 e 12 de novembro, o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – exibe para o público carioca 250 filmes em sua 24ª edição. Os selecionados para as mostras competitivas foram divididos em 12 programas, compostos de 24 filmes nacionais e de 31 internacionais, realizados entre 2013 e 2014. Além dos filmes, o festival traz também workshops, debates e palestras em sua programação paralela. As exibições acontecem no Estação Botafogo, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Cinemaison e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com entrada franca. O patrocínio é da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro; da Globo Filmes, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; do Grupo Contax, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura; e da RioFilme.

Um dos destaques da programação é o curta “Enquanto nos Restam os Fuzis”, parte da Competição Internacional. O filme foi o vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim deste ano. O festival exibe ainda a mostra Especial Gilda Nomacce, em homenagem à carreira da atriz. São ao todo 24 filmes de diretores como Marco Dutra, Juliana Rojas e João Marcos de Almeida, entre outros. Além das tradicionais mostras competitivas, Panoramas Carioca e Latino-Americano e Cineclube LGBT, o destaque fica por conta da Foco Canadá, país homenageado devido a qualidade de suas produções. Destaque para as quatro vídeos-performances de Dominik Pagacz – que possui representativa carreira como editor de som em cinema e TV. O programa Foco Canadá será exibido no Estação Botafogo.

Pela primeira vez o Curta Cinema, em parceria com o Cinemaison e a Unifrance, exibe um panorama francês nos moldes de seu panorama Carioca e Latino-Americano, o Especial Cinemaison – Panorama Francês. São filmes já consagrados em festivais pelo mundo afora e que encontram, em sua maioria, a primeira exibição no Rio de Janeiro. Já em parceria com o Festival de Berlim, o Curta Cinema exibe, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, uma parte da mostra Forum Expanded Berlim. Outros destaques são: o programa Janela de Multidão, mostra de cinema político inspirada nas teorias dos filósofos Michael Hardt e Antonio Negri; Retrospectiva Surto & Deslumbramento, com exibição de todos os filmes do coletivo independente pernambucano; Matrizes Africanas, filmes que dialogam com a religião e a cultura afro-brasileira; Em Trânsito, curtas que focam a relação do realizador com o estrangeiro, e Processos Artísticos, que acompanham a trajetória e a criação de artistas plásticos, chargistas, escritores, fotógrafos e outros.

“O festival desse ano traz novidades e muitos destaques, mas se mantém fiel ao seu objetivo que é de apresentar a diversidade de conteúdo dos curtas. De caráter competitivo, o Curta Cinema foi o primeiro no Brasil a qualificar os seus dois grandes prêmios ao Oscar. Buscamos também a integração com outros países e trazemos nessa edição três programas, um que traz filmes premiados de jovens realizadores do Cinéfondation em Cannes, uma parceria com o Festival de Berlim, e um programa especial com novos filmes do Qatar, dentro da programação oficial do ano do Qatar no Brasil”, afirma o diretor do festival, Ailton Franco.

Workshops, debates e palestras completam a programação paralela do Festival Curta Cinema 2014. Entre os temas em destaque, estão “Janela de Multidão”, “Atuação em curta”, “Filmes de Fronteira”, sobre políticas de audiovisual e coprodução, e “Cinema Expandido”. As atividades são realizadas no Centro Cultural da Justiça Federal e são gratuitas, sujeitas à lotação.

Uma das atividades paralelas tem como o objetivo capacitar jovens para o mercado audiovisual. O 8º Júri Jovem é composto por dez estudantes escolhidos por um processo seletivo. Os eleitos recebem prêmios e escolhem o melhor filme nacional e internacional da mostra, segundo seus próprios critérios de avaliação. Outra atividade é o laboratório de projetos, que está em sua 16ª edição, sob o comando de Murilo Salles, e que visa a proporcionar a novos realizadores a oportunidade de aprimorar seus projetos com a ajuda de profissionais renomados no cenário cinematográfico brasileiro. Dois projetos do laboratório serão premiados ao fim do evento. Já o Panorama Infanto-juvenil é um programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que leva 28 filmes em sessões divididas por faixas etárias para estudantes.

A programação completa já está no site: www.curtacinema.com.br


Sobre o Curta Cinema
O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta-metragem no país. A cada ano são exibidos cerca de 200 filmes dos mais diversos gêneros e nacionalidades. A programação consiste em mostras competitivas (nacional e internacional), panoramas regionais, programas temáticos e de gênero, além de focos especiais dedicados à produção de um país específico. Além da exibição de filmes, o festival desenvolve uma série de atividades paralelas com caráter informativo e educativo, como workshops, palestras, oficinas e debates.


Fonte: Agência Febre, através de Juliana Branco e Luana Paternoster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário