quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Filmes premiados marcam encerramento do X Panorama Coisa de Cinema.




O longa “Sangue Azul” (imagem acima), de Lírio Ferreira, premiado no Festival do Rio nas categorias filme, diretor e ator coadjuvante abre o trio de produções inéditas escolhidas para o encerramento do X Panorama Internacional Coisa de Cinema, hoje, quarta-feira (05/11). Com sessão às 18h40, o filme protagonizado pelo ator Daniel Oliveira, foi gravado em Fernando de Noronha e será seguido de debate com o diretor e o produtor Renato Ciasca.

Vencedor de três categorias no Festival do Rio (filme, diretor e ator coadjuvante), o longa aborda uma suposta relação incestuosa. A trama tem seu ponto inicial há 22 anos, quando, aos nove anos, Pedro é separado da irmã, pois a mãe temia que uma atração se desenvolvesse entre os dois. O pequeno foi levado pelo motociclista de um velho circo. Ele instruiu o menino nas artes do circo e do espírito, então o ex-ilhéu se tornou Zolah, o Homem Bala.

O filme centra na volta de Pedro e o circo ao paraíso. É um filme sobre o mar, o circo e a impossibilidade de amar, contado como uma fábula lírica e dividido em capítulos. Fernando de Noronha serve de elemento fantástico na narrativa e o mergulho é uma metáfora na vida do jovem circense, que em uma das mais belas cenas, faz um balé aquático com a amada.

Também premiado no Festival do Rio, “A vida privada dos hipopótamos” será exibido às 19h35, com a presença dos diretores Matias Mariana e Maíra Bühler, que conversarão com o público ao final. O documentário é sobre Christopher Kirk, um técnico de informática americano que se muda para Colômbia após ter lido um artigo sobre os hipopótamos de Pablo Escobar.

É lá que ele conhece V., uma misteriosa mulher nipo-colombiana pela qual se apaixona. Ele conta e reconta obsessivamente sobre essa relação, que mudou sua vida, e pode ou não ter a ver com a sua prisão em 2009, no Brasil, por tráfico internacional de drogas.

Fechando a programação de encerramento, o diretor Tavinho Teixeira apresenta “Batguano”, filme da Paraíba, que mostra Batman e Robin no futuro, vivendo como casal em um trailer afastado. Mostrando os super-heróis fora de ação, transformados em repentista punk-rock, eles acham que a Terra já não basta e querem encontrar lugar em galáxias distantes. É nesse enredo onírico que o filme confronta os limites entre imagem e realidade.

Premiado no Vitória Cine Vídeo, “Batguano” será apresentado às 19h50, com os curtas “Eva Maria” (Rafael Todeschini) e “Casa Forte” (Rodrigo Almeida). Ao final o público poderá fazer perguntas a Tavinho Teixeira e Rafael Todeschini.

Os ingressos para as sessões serão vendidos normalmente por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Quem quiser assistir a premiação, às 21h30, deve retirar a entrada gratuitamente na bilheteria, na quarta-feira mesmo.

O Panorama é uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual da CAHL/UFRB. Realizado de 29 de outubro a 05 de novembro, o festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.


Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário