domingo, 16 de novembro de 2014

UMA PASSAGEM PARA MÁRIO estreia na Cinemateca Paulo Amorim.




O filme UMA PASSAGEM PARA MÁRIO, do diretor cearense Eric Laurence, estreia na Cinemateca Paulo Amorim na próxima quinta-feira, dia 20 de novembro.

Em 77 minutos, o documentário usa o estilo road movie para contar uma história que começa no Recife, passa pela Bolívia e termina no Deserto do Atacama, no Chile. Ao discorrer e refletir sobre os ciclos da vida, Uma passagem para Mário mapeia a história do afeto entre dois amigos: Eric, o cineasta, e Mário Duques, personagem do filme. Juntos, eles criaram o argumento, compraram as passagens, discutiram o roteiro e organizaram os equipamentos que seriam usados nas filmagens.

Quando começou a nascer, o filme quase sucumbiu diante do diagnóstico de câncer no fígado, doença contra a qual Mário Duques lutou por quatro anos. É nesse contexto que Uma passagem para Mário propõe uma reflexão sobre vida e morte, projetando um reencontro simbólico e a conclusão de uma obra inacabada.

Desde a pré-estreia, em outubro de 2013, dentro da programação do VI Janela Internacional de Cinema do Recife, já foi visto por mais de 2 mil pessoas, em festivais no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (Mostra do Filme Livre), em Fortaleza (Cinema do Dragão) e no México (Cineseptiembre / Mostra Internacional de Cinema Independente). No final de novembro, será exibido no Panorama Internacional Coisa de Cinema, na Bahia, e no 9º Festival Internacional de Cine Documental da Cidade do México.

Radicado no Recife há mais de dez anos, Eric Laurence é diretor de cinema desde 2000. Ganhou mais de 60 prêmios, incluindo seis no Festival de Cinema de Gramado de 2005, com o curta de ficção Entre Paredes - que fez parte da seleção oficial de festivais em Roterdã / Holanda (35º Festival Internacional), Tóquio / Japão (11ª Short Shorts) e Toulouse / França (18º Festival Internacional). Também dirigiu outros dois curtas - O prisioneiro (exibido no 33° Festival Internacional do Cinema de Havana, em Cuba) e Azul - e o documentário No Rastro do Camaleão, realizado por meio do prêmio do Ministério da Cultura do Brasil.

Produzido em 2013, Uma Passagem para Mário levou nove meses para ser finalizado, processo todo realizado no Recife. Quem assina a trilha sonora, quase como um personagem à parte, é o músico Plínio Profeta, o mesmo dos filmes O Palhaço (Selton Mello) e O Cheiro do Ralo (Heitor Dhalia), e da série de TV Sessão de Terapia (exibida no canal pago GNT).

Com o roteiro premiado no “VIII Concurso Rucker Vieira de Documentários”, Uma Passagem para Mário teve incentivo do Funcultura, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), órgão do Governo do Estado. O filme é co-produzido pelo Ateliê Produções, Idea imagem e Zquatro e será distribuído de forma independente, por Mariana Jacob, da Laurence Filmes.

Concurso cultural leva você ao deserto do Atacama

Aproveitando a estreia nacional, o filme Uma passagem para Mário lança o concurso cultural “Leve seu amigo para o deserto do Atacama”, válido para pessoas residentes no Brasil. Para participar, basta preencher o cadastro no site www.leveseuamigo.com, anexar uma foto com o seu amigo e contar, de forma breve, porque essa amizade é especial e porque merecem ganhar o concurso. Leva quem tiver o maior número de curtidas. A história e a foto serão publicadas no site do concurso e as inscrições vão até 23 de novembro.

A história mais votada ganhará duas passagens aéreas para Santiago (ida e volta desde Recife, São Paulo, Porto Alegre ou Manaus) em categoria econômica; duas passagens aéreas Santiago–Calama (ida e volta) em categoria econômica; transfer Calama-San Pedro de Atacama (ida e volta); hospedagem durante sete dias em hotel classe turística na cidade de San Pedro de Atacama (quarto duplo).

Além dos vencedores, serão premiadas mais quatro histórias, com dois kits cada. Cada kit contém uma mochila personalizada, DVD do filme, um cartaz alternativo escolhido no momento da inscrição, imã de geladeira e postal com a arte do cartaz.

Ficha técnica:

Tipo: longa-metragem. Categoria: documentário. Duração: 77 minutos. Formato de Captação: Digital HD. Ano de Produção: 2013. Estado: Pernambuco. Classificação Indicativa: 12 anos. Janela: 1,85. Som: dolby digital 5.1. Direção e Roteiro: Eric Laurence. Argumento: Eric Laurence e Mário Duques. Fotografia: Eric Laurence e Wanessa Malta. Trilha Sonora: Plinio Profeta. Montagem: Eric Laurence. Som Direto: Rafael Travassos e Igor Loiola. Finalização: Leandro Amorim. Produção Executiva: Eric Laurence. Assistente de Direção: Igor Loiola. Produção: Camila Moraes e Pedro Vitor Ferraz. Assistente de Produção: Laura Martinez. Colaboração no Roteiro: Marcelo Pedroso e Ana Flávia Marques. Colaboração na Montagem: Nicolas Hallet, Marcelo Lordelo, Eduardo Serrano. Imagens Subaquáticas: Fernando Clark. Correção de cor: Páblo Nóbrega. Edição de som: Eric Laurence e Gera Vieira. Mixagem: Gera Vieira. Mixagem Músicas: Carlinhos Borges. Coordenação de Distribuição: Mariana Jacob. Assistente de Distribuição: Maria Luisa Sá. Planejamento de Comunicação: Izabela Hinrichsen. Assessoria de Comunicação: Dani Acioli – APONTE Comunicação. Tradução Inglês: Ivan Moraes. Tradução Espanhol: Amanda Galaxia. Design: Alexandre Pons, Bruno Parmera e Caique de Lira. Comunicação Digital (Lançamento): Ariana Pacheco e Caique de Lira. Site: Carlos Eduardo Borba. Produzido por: Laurence Filmes. Co-produtores: Ateliê Produções, Ideiaimagem, Zquatro.


Fonte: Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário