terça-feira, 4 de novembro de 2014

HOMENAGEM A ARMANDO ALBUQUERQUE NO UNIMÚSICA 2014, SÉRIE COMPOSITORES – A CIDADE E A MÚSICA.




Para celebrar os 80 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Unimúsica faz uma homenagem a Porto Alegre apresentando uma série de concertos sobre a obra de sete importantes compositores gaúchos. Todos eles têm uma especial relação com a cidade, seja porque aqui nasceram ou viveram uma parte importante de suas vidas, seja porque aqui fizeram sua formação, deram início ou firmaram sua trajetória profissional. Além disso, os sete compositores que serão homenageados ao longo da temporada também têm em comum o fato de apresentarem em suas biografias algum tipo de vínculo com a UFRGS.

O quarto nome da série é o do compositor e pianista ARMANDO ALBUQUERQUE. Em forma de um sarau intimista, que reúne a música de Armando e a poesia de seus companheiros do modernismo porto-alegrense, a homenagem acontece no dia 06 de novembro, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. Na música, as peças para piano de Albuquerque com CELSO LOUREIRO CHAVES. Nos poemas, trechos de Augusto Meyer, Athos Damasceno Ferreira, Ruy Cirne Lima e Theodemiro Tostes, na voz de MIRNA SPRITZER.

Armando Albuquerque (1901-1986) foi um dos mais importantes compositores da música erudita brasileira e morou em Porto Alegre a maior parte de sua vida. Classificar a música dele é bem difícil, pois ali tem de tudo: desde as peças muito curtas do início da carreira, quando ele foi colega de Radamés Gnattali na Escola de Belas Artes de Porto Alegre (hoje Instituto de Artes da UFRGS) até as peças mais longas, muito dramáticas, do final da vida. Para Armando Albuquerque foram 60 anos de música e no Unimúsica o pianista e compositor Celso Loureiro Chaves, que foi aluno dele nos anos 1970, vai mostrar boa parte da produção para piano, da primeira peça, “Pathé-Baby” de 1926, à última, “Sonho III” de 1974.

A poesia, na voz da atriz Mirna Spritzer, lembrará que, nos anos 1920 e 1930, era com os poetas que Armando Albuquerque dialogava; não era com os músicos. Além disso, foi nos seus amigos poetas que ele foi buscar a inspiração para compor canções eruditas nos anos 1940. No Unimúsica, vão aparecer poesias de “Poemas da minha cidade” de Athos Damasceno, de “Poemas de Bilu” de Augusto Meyer, vários de Theodemiro Tostes e alguns de “Colônia Z” de Ruy Cirne Lima.

O diálogo da música de Armando Albuquerque com a poesia dos seus companheiros de bar inspirou o Unimúsica de Celso e Mirna. No palco, música e poesia vão ser colocadas lado a lado. Levando em conta que raramente elas são ouvidas ou lidas, fica a pergunta: por que Porto Alegre dá as costas à sua cultura do passado, despreza tanto a música erudita e a poesia de tempos atrás?

O Unimúsica pretende responder essa pergunta da única maneira possível: tocando, lendo, ouvindo, recitando. Na música, voltarão os sons trepidantes de Armando Albuquerque com as suas várias correntes, tendências e estilos. Na poesia, será um momento para relembrar cenas da memória sentimental de uma cidade – Porto Alegre – que desapareceu para sempre.


UNIMÚSICA 2014 | SÉRIE COMPOSITORES – A CIDADE E A MÚSICA

06 de novembro: Armando Albuquerque por Celso Loureiro Chaves, Mirna Spritzer e convidados | Direção de Celso Loureiro Chaves

27 de novembro: Vitor Ramil por Chico César

04 de dezembro: Lupicínio Rodrigues por Adriana Calcanhotto

17 de dezembro: Barbosa Lessa por Yamandu Costa e Camerata Pampeana do Maestro Tasso Bangel | Direção de Renato Mendonça


ENCONTRO COM CELSO LOUREIRO CHAVES

Quando: 05 de novembro, quarta-feira, às 16h

Local: Sala Fahrion (Av. Paulo Gama, 110)

Inscrições: www.difusaocultural.ufrgs.br


HOMENAGEM A ARMANDO ALBUQUERQUE POR MIRNA SPRITZER E CELSO LOUREIRO CHAVES|DIREÇÃO DE CELSO LOUREIRO CHAVES

Data: 06 de novembro – quinta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Retirada de senhas através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso a partir de 03 de novembro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica, Departamento de Difusão Cultural, Prorext – UFRGS, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário