domingo, 30 de novembro de 2014

Isso pode ficar alto!*


Fonte: www.google.com.br/imagens


A Sala Redenção finaliza sua programação de 2014 com algumas das incontáveis histórias da música no Brasil e no mundo. Durante as duas primeiras semanas de dezembro, serão exibidos documentários que buscam aprofundar o universo de artistas e cenários musicais do fim dos anos 60 até hoje.

A relevância dos músicos? Não importa. Apesar de reunir, em sua maioria, filmes de músicos de grande sucesso tanto de crítica quanto de público, a mostra procura salientar os aspectos mais pessoais e singulares dos artistas; suas memórias, perspectivas, opiniões; relações com não-famosos e outras estrelas; frustrações do passado para a construção de carreiras de sucesso (ou não); a relação com a política e a sociedade; e, claro, sua forma mais sincera e crua de expressão: a música.

Nessa programação, contaremos com longas como a detalhada e tocante biografia do beatle George Harrison, dirigida por Scorsese; a história do The Doors contada por Johnny Depp; a trajetória de Tom Zé, contada por ele mesmo e outros grandes artistas brasileiros; de Cartola a Bob Marley; Tupac a Foo Fighters; performances de Rolling Stones e Led Zeppelin.

Documentários que prezam não apenas por uma realidade, mas pelas diversas verdades que surgem tanto das histórias como das próprias canções; universos compartilhados e absorvidos por cada indivíduo de forma sempre variável e infinita.

Se duas semanas não conseguem abranger tudo que há de bom na cinegrafia da música, o que tentamos foi juntar boas histórias e estabelecer conexões entre algumas importantes vertentes musicais que influenciaram e ainda influenciam gerações.


*O título da mostra é a tradução livre do título lançado no Brasil como A todo volume It Might Get Loud, documentário norte-americano de 2008 dirigido por Davis Guggenheim, que mostra o profundo envolvimento de três emblemáticos músicos de diferentes gerações e estilos com a guitarra. Maurício Lobo - Bolsista da Sala Redenção e curador da mostra


O Quê: Isso pode ficar alto!

Quando: 01 de dezembro a 19 de dezembro

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


Cartola – Música para os Olhos (Brasil, 2006, 85 min) dir. Lírio Ferreira, Hilton Lacerda

01 de dezembro - segunda-feira – 16 horas
12 de dezembro – sexta –feira – 19h

A história de Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e também um dos expoentes mais nobres do samba.

Fabricando Tom Zé (Brasil, 2006, 89 min) dir. Décio Matos Júnior

01 de dezembro - segunda-feira – 19 horas
02 de dezembro - terça-feira – 16 horas

Fabricando Tom Zé é um documentário que retrata a vida e obra de um dos mais controversos Tropicalistas, cujo fio condutor é sua turnê pela Europa em 2005. O filme mistura diferentes formatos de vídeo, película e animação para mostrar uma detalhada visão do universo musical de Tom Zé, para o qual um baixo e um esmeril têm a mesma importância melódica. Em entrevistas bem intimistas, ele narra diversas fases de sua vida e conta como começou sua carreira na década de 60, o ostracismo nos anos 70 e seu ressurgimento no início anos 90.

Marley (EUA, 2012, 144 min) dir. Kevin Macdonald

02 de dezembro – terça-feira – 19 horas
03 de dezembro – quarta-feira – 16 horas

Cinebiografia do cantor jamaicano Bob Marley. Apresenta depoimentos de pessoas que conviveram com o músico, de empresários e donos de gravadora a amigos, mulher, namoradas e filhos – Marley teve 11, com sete pessoas diferentes.

Tupac: Resurrection (EUA, 2003, 112 min) dir. Lauren Lazen

04 de dezembro – quinta-feira – 16 horas
18 de dezembro – quinta-feira – 19 horas

Tupac Shakur deixou o Brooklyn para trás e partiu em busca de fama e dinheiro. Atingiu seus dois objetivos rapidamente. Atingiu também a boca do estômago da sociedade americana com seu hip-hop hora agressivo, hora político, hora contestador, mas sempre prestigiado pelos fãs. Tão rapidamente quanto ascendeu em sua carreira, Tupac saiu desse mundo ao ser assassinado, e virou quase um mártir da música, influenciando jovens em todo o mundo.

Foo Fighters: Back and Forth (USA, 2011, 147 min) dir. James Moll

04 de dezembro – quinta-feira – 19 horas
05 de dezembro – sexta-feira – 16 horas

Documentário sobre a história da banda, os bastidores da gravação do novo álbum, Wasting Light, e a performance exclusiva das faixas do novo material discográfico.

Buena Vista Social Club (Cuba, França, EUA e outros, 1999, 110 min) dir. Wim Wenders

08 de dezembro - segunda-feira – 16 horas

Em 1996, o guitarrista Ry Cooder foi Cuba gravar um cd com músicos que estavam no ostracismo. Dois anos depois, voltou ilha na companhia do cineasta Wim Wenders e de uma pequena equipe para filmar este documentário. Em seu testemunho, Wenders se isenta de comentários políticos e privilegia a riqueza da música e a sabedoria dos veteranos.

When You’re Strange (EUA, 2009, 90 min) dir. Tom DiCillo

08 de dezembro – segunda-feira – 19 horas
09 de dezembro – terça-feira – 16 horas

Em 1965, na praia de Venice, na Califórnia, Jim Morrison e Ray Manzarek, então colegas da escola de cinema da UCLA, fundaram a banda The Doors, cujo titulo ecoava o romance The Doors of Perception, do poeta William Blake. Seis anos mais tarde, os Doors já eram considerados uma das bandas mais influentes dos Estados Unidos.

Loucuras de um Gênio (The Devil and Daniel Johnston, EUA, 2005, 110 min) dir. Jeff Feuerzeig

10 de dezembro – quarta-feira – 16 horas
18 de dezembro - quinta-feira – 16 horas

Daniel Johnston, maníaco-depressivo, genial cantor/compositor/artista é revelado neste retrato de loucura, criatividade e amor.

End of the Century: The Story of the Ramones (EUA, 2003, 110 min) dir. Jim Fields

11 de dezembro – quinta-feira – 16 horas
19 de dezembro – sexta-feira – 16 horas

Os Ramones se tornaram um ícone do punk rock internacional graças ao estilo feroz e divertido de interpretar suas músicas. Neste documentário a banda é apresentada desde suas origens, passando pelo estrelato até o triste falecimento de dois integrantes, Joey e Dee Dee Ramone.

Gimme Shelter (EUA, 1970, 91 min) dir. Albert Maysles, David Maysles

11 de dezembro - quinta-feira – 19 horas
12 de dezembro - sexta-feira – 16 horas

Este documentário acompanha os Rolling Stones numa turnê pelos EUA em 1969. As apresentações culminaram com o concerto de Altamont, em que um jovem foi assassinado, anunciando o fim do sonho hippie de paz e amor. Em shows cheios de energia e performances únicas, a lendária banda inglesa mostra por que tinha tudo a ver com a rebeldia dos anos 60.

George Harrison: Living in the Material World (USA, 2011, 208 min) dir. Martin Scorsese

15 de dezembro - segunda-feira – 16 horas
19 de dezembro – sexta-feira – 19 horas

O documentário abrange toda a vida de George Harrisson, desde sua infância. Ainda conta com participações de Eric Idle, Eric Clapton, Yoko Ono, Tom Petty, Terry Gilliam, Paul McCartney, Ringo Starr e outras personalidades, além de vídeos caseiros inéditos do arquivo de Harrison.

Anvil! The Story of Anvil (USA, 2008, 80 min) dir. Sacha Gervasi

15 de dezembro - segunda-feira – 19h30
16 de dezembro - terça-feira – 16 horas

História da banda Anvil, que apesar de influenciar diversas bandas consagradas do metal, nunca conseguiu o próprio sucesso.

À Procura de Sugar Man (Searching for Sugar Man, Reino Unido, 2012, 85 min) dir. Malik Bendjelloul

16 de dezembro – terça-feira-feira – 19 horas
17 de dezembro - quarta-feira – 16 horas

Apesar de unânime entre os críticos, Rodriguez foi um cantor e compositor americano cuja carreira nunca decolou. Morto por overdose no meio dos anos 1970, o cantor se tornou um fenômeno na África do Sul, onde, por um acaso do destino, uma cópia pirata de seu trabalho apareceu. Em um país dividido pelo apartheid, as músicas de Rodriguez uniam a população de um nação inteira. Esta é a saga de dois fãs sul-africanos investigando o paradeiro de Rodriguez, encontrando histórias, personagens e acontecimentos surpreendentes.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário